Quando encontramos a pessoa da nossa vida, não é incomum esquecermos do ‘pequeno detalhe’ de que com a união também estaremos casando com uma outra família. Se encontrar alguém para passar a vida toda já complexo, se dar bem com seus familiares pode acrescentar novas camadas de dificuldade.
Mesmo os melhores sogros, no entanto, não estão imunes a se tornarem excessivamente críticos - especialmente a sogra.
Pode ser que sua sogra goste muito de você: ela não poderia imaginar uma pessoa mais perfeita para seu filho ou filha se casar. Não importa o quanto você se dê bem com ela, você ainda é uma pessoa diferente e consequentemente está fazendo as coisas de maneira diferente.
Um outro exemplo: pode ser que você e seu cônjuge acabaram de se casar este ano e querem comprar um apartamento no centro da cidade. Sua sogra, no entanto, não está aceitando. Ela diz: “Você está casado agora. Você deveria se estabelecer em algum lugar mais tranquilo, não no centro.”
Até mesmo o seu modo de se vestir pode passar a ser examinado agora que você está na família. A lista é longa!
O portal Your Tango compartilha algumas dicas sobre como lidar com uma sogra crítica:
1. Tente entender de onde ela vem.
Muitas vezes, uma sogra crítica pode não perceber que está fazendo isso. Em sua opinião, ela está apenas tentando ajudar. Mesmo nossos próprios pais podem fazer isso conosco também.
2. Mude de assunto.
Se você está em uma conversa com sua sogra recebendo sobre algo, mude de assunto. Mude o foco de você para ela.
Ela pode estar lhe dizendo como cuidar de seu bebê. Simplesmente diga algo conciso e educado como: “Ok, ótimo, isso é muito útil” e pergunte imediatamente como ela está. Dê a ela a chance de se abrir e falar sobre o que está acontecendo em sua vida. Afinal, se ela está se preocupando com todos os outros, provavelmente não teve tempo de se concentrar em si mesma e gostaria de ter alguém disposto a ouvi-la.
3. Espere um pouco.
A verdade é que muitas vezes não vemos nossos sogros com tanta frequência. Portanto, quando você se depara com essa crítica, pode ser apenas algumas vezes por ano. Se for uma situação ocasional, tente o seu melhor para dar de ombros. Pode parecer frustrante no momento, mas se não for um problema contínuo, não vale necessariamente a pena resolvê-lo.
4. Discuta o assunto com seu cônjuge.
Antes de confrontar sua sogra, é uma boa ideia discutir a situação primeiro com seu cônjuge. Estranhamente, ele ou ela pode não ter ideia de que você está se sentindo. Ao trazer o assunto à tona, porém, pondere sobre a forma como você fala sobre ela. Você pode sentir que ela está deixando você maluco, mas ninguém quer ouvir sua mãe insultada.
5. Confronte a fonte.
Apesar de usar a palavra ‘confrontar’, não entre na conversa disparando, procurando uma briga. Lembre-se de ser solidário.
Nem sempre é o que você diz, mas como você diz. O melhor cenário é que ela provavelmente não tinha ideia de como suas palavras estavam afetando você e ficará feliz por você ter contado a ela.
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.