Com o início de um novo ano, é bastante comum na lista de metas de algumas pessoas conter o tópico ‘começar a ter hábitos saudáveis’. Esta mudança é benéfica tanto para a saúde mental, quanto para a saúde física, contribuindo assim, para o fortalecimento do organismo e reduzindo o risco de doenças, além de melhorar a autoestima.
Algumas práticas que podem ser adotadas para atingir tais resultados é praticar atividades físicas regularmente e começar uma dieta balanceada. Quando falamos destas mudanças, é inevitável não pensar também na saúde da pele.
Existem, inclusive, alterações que podem ser feitas na dieta para que os cuidados com a pele sejam ainda maiores. Sendo assim, que tal descobrir algumas delas? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde.
1. Beba mais água
O consumo de água é fundamental para manter a pele hidratada. Isto retarda o surgimento de rugas, promove a desintoxicação e melhora a circulação sanguínea. De acordo com um estudo da Universidade de Missouri, o consumo de 500 ml de água aumenta o fluxo de sangue nos capilares da pele. Pode-se também aumentar o consumo deste líquido através da ingestão de frutas como melancia, melão e laranja.
2. Consuma mais legumes e frutas
Legumes e frutas tropicais possuem diversas vitaminas importantes para o cuidado da pele. A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C, ajudando a melhorar o sistema imune do corpo.
Serve também como um antioxidante para manter a pele radiante, evitando o aparecimento de linhas de expressão. A casca desta fruta serve como uma fonte de cálcio, que colabora para a renovação das células mortas.
Por outro lado, um legume como o brócolis, também funciona como um antioxidante e é capaz de dotar a pele de vitamina C, melhorando sua flexibilidade.
3. Consuma cereais e frutos secos
Eles são uma rica fonte de nutrientes, já que em sua maioria, possuem selênio, vitamina E e ômega-3. Os frutos secos, como amêndoas e avelãs, contém um alto teor antioxidante que combate o surgimento de rugas. Segundo uma pesquisa da Universidade de Scranton, os frutos secos são também uma fonte rica em proteínas e ácido alfa-linoleico. Estes elementos protegem e revitalizam a pele. Já os cereais, como o trigo e a aveia, fornecem fibras, minerais e vitamina B.
4. Coma peixe
Os peixes contém um alto teor de proteína, vitamina A, C, gorduras insaturadas e ômega-3, elementos importantes para uma dieta equilibrada. Entretanto, é importante esclarecer que nem todos os peixes possuem esta função. Sendo assim, é recomendado consumir atum, truta, salmão e sardinha.
5. Beba chá verde
O chá verde ajuda na desintoxicação do organismo e possui catequinas que combatem as bactérias, tonificam a pele e evitam o envelhecimento. Segundo uma pesquisa do Centro Médico da Georgia, o chá verde pode rejuvenescer as células mortas da pele, retardando o surgimento de rugas.
6. Beba mais sucos naturais
Os sucos naturais, além de ajudar na hidratação do corpo, oferecem todos os nutrientes das frutas que os compõem. Para cuidar da pele, pode-se consumir sucos como de cenoura, morango ou pepino.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.