Sexualidade

Bem-estar sexual é autocuidado: o que os especialistas querem que você saiba sobre isso

Para aumentar seu bem-estar sexual, é importante iniciar conversas e seguir seu prazer

Bem-estar sexual é autocuidado: o que os especialistas querem que você saiba sobre isso
Bem-estar sexual é autocuidado: o que os especialistas querem que você saiba sobre isso (Foto: Reprodução/The Kit)

Com que frequência você fala abertamente sobre seu bem-estar sexual? Se a resposta for raramente (ou talvez nunca), você não está sozinha, sugere uma nova pesquisa da Shoppers Drug Mart, no Canadá - e a psicóloga registrada Dra. Lori A. Brotto não está surpresa.

ANÚNCIO

Em entrevista ao site The Kit, ela comenta: “Adorei que a Shoppers Drug Mart fez esta pesquisa com uma amostra representativa de 1.000 mulheres para analisar sua compreensão e experiências de bem-estar sexual”, diz a Dra. Brotto, professora do departamento de obstetrícia e ginecologia da University of British Columbia, e diretora executiva do Women’s Health Research Institute.

“Não me surpreendeu o fato de que as mulheres canadenses são cinco vezes mais propensas a discutir sua saúde física em comparação com seu bem-estar sexual e, apesar da descoberta de que a maioria (80%) achava que o bem-estar sexual deveria ser discutido, apenas 20% o fizeram. com um parceiro”, acrescenta a Dra. Brotto.

É por isso que a Shoppers Drug Mart está lidando com o sigilo e o estigma e ajudando a fornecer às mulheres em todo o Canadá as ferramentas para priorizar seu bem-estar sexual. E também é fácil: basta acessar online shop.shoppersdrugmart.ca/sexualwellness para descobrir alguns dos produtos mais bem avaliados, projetados para aumentar seu bem-estar sexual.

Enquanto isso, o The Kit pediu a dois dos especialistas em saúde sexual mais experientes do Canadá que respondessem a perguntas comuns sobre bem-estar sexual, incluindo como podemos iniciar conversas importantes sobre isso.

Continue lendo para obter informações reveladoras da Dra. Brotto, bem como da Dra. Treena Orchard, professora associada e cadeira de graduação da Western University, cuja pesquisa se concentra em sexualidade, gênero e saúde.

Por que o bem-estar sexual é tão importante?

Dra. Orchard: “É importante porque molda nossas experiências íntimas com outras pessoas e como pensamos sobre nossos próprios corpos e desejos. O bem-estar sexual – incluindo o autoprazer – pode reduzir o estresse, melhorar o sono e aumentar nossos níveis de oxitocina (”a droga do amor”). É bom e é bom para nós! Mas a pesquisa mostra que muitas mulheres canadenses não sabem o que é bem-estar sexual, o que significa que não estão colhendo esses benefícios”.

ANÚNCIO

Quais são alguns dos maiores mitos e equívocos sobre o bem-estar sexual?

Dra. Brotto: “Existem muitos mitos associados ao bem-estar sexual, incluindo muitos baseados no gênero: as mulheres têm menos desejo do que os homens; as mulheres não se masturbam; o prazer sexual diminui com a idade; os orgasmos só acontecem por meio do coito vaginal; você só pode experimentar prazer sexual durante um relacionamento. Precisamos garantir que o público tenha acesso a informações precisas que sirvam para desmascarar esses mitos prejudiciais”.

Dra. Orchard: “Outro mito é que priorizar o bem-estar sexual é o mesmo que promover a ‘promiscuidade’ sexual. O bem-estar sexual afeta a todos e é alcançável para todos nós.”

Por que há tanta confusão, desinformação e falta de vontade de falar sobre bem-estar sexual, especialmente entre as mulheres?

Dra. Orchard: “A sexualidade é um tópico altamente estigmatizado, especialmente para as mulheres que muitas vezes são vistas principalmente como mães, esposas ou provedoras de paixão para outras pessoas. Sexo é considerado impróprio para discutir em público por causa de associações de longa data entre sexo, casamento, religião ou família. No entanto, o sexo também é usado para vender produtos e é um símbolo de poder, o que cria confusão sobre como devemos vivenciar e falar sobre isso, se é que devemos. O medo de ser envergonhada por sair das normas sexuais restritivas também mantém as mulheres quietas sobre essa importante questão”.

Como podemos tornar as conversas sobre bem-estar sexual mais fáceis e confortáveis?

Dra. Brotto: “Faça referência a algo que você leu (como este artigo!) e puxe conversa com seu parceiro, amigo ou médico de família. Pergunte a um parceiro se ele já ouviu falar de bem-estar sexual e o que isso significa para ele e, em seguida, compartilhe alguns dos principais fatos que você leu aqui.

Como aumentar seu bem-estar sexual

“Existem maneiras baseadas em evidências para melhorar o bem-estar sexual, e eu recomendaria o Shoppers Drug Mart como parte dessa fórmula para normalizar o acesso a ferramentas de bem-estar sexual”, diz a Dra. Brotto. Aqui estão apenas algumas das ferramentas disponíveis e seus benefícios.

Siga seu prazer

De acordo com a Dra. Brotto, as mulheres têm sido historicamente menosprezadas se só conseguirem atingir o orgasmo por meio da estimulação do clitóris, mas não deve haver vergonha alguma: a estimulação do clitóris é a principal maneira de muitas mulheres atingirem o orgasmo. Não tenha medo de experimentar a prática; um massageador de clitóris, especialmente desenvolvido para aumentar seu prazer, também pode ajudar.

Abrace as Boas Vibrações

Massageadores ou vibradores pessoais são um dispositivo conveniente e prazeroso para adicionar à sua rotina de bem-estar sexual, quer você use um com um parceiro ou sozinho. “Também há suporte científico para o uso de vibradores como meio de aumentar a excitação sexual, o que é importante para mulheres que notaram uma mudança na excitação sexual devido a medicamentos, tratamento de câncer, envelhecimento ou qualquer outro fator”, diz a Dra. Broto.

Exercite sua pélvis

“Muitas vezes ignoramos a saúde pélvica e o importante papel de um bom assoalho pélvico para promover a excitação sexual e o orgasmo”, diz o Dra. Brotto. “Mas, como outros músculos, o assoalho pélvico precisa de exercício.” Você pode experimentar diferentes ferramentas - como um dilatador ou pesos para o assoalho pélvico - que ensinam como exercitar esses músculos tão vitais para a saúde sexual.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Chemsex: por quê as pessoas estão usando drogas para ter relações sexuais?

O que muda no sexo depois dos 50, 60 e 70 anos

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias