Muitas pessoas estão acostumadas a cuidar constantemente de sua saúde física, praticando atividades físicas regularmente e tendo uma alimentação saudável. Estes hábitos estão mais do que corretos e devem ser realizados para o aumento da qualidade de vida.
No entanto, muitos se esquecem que existem também hábitos mentalmente saudáveis que agregam ao bem-estar, já que, para levar uma vida plena, há um equilíbrio entre o corpo e a mente, capaz de proporcionar sensação de satisfação e tranquilidade.
Sendo assim, que tal conhece alguns destes hábitos para começar a colocar em prática hoje mesmo? Confira 3 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Estabeleça limites
De acordo com o psiquiatra Miguel Álvarez de Mon, para o Telva, é “bom e saudável estabelecer limites à nossa jornada de trabalho, ao tempo dedicado às redes sociais e até aos compromissos sociais e familiares”.
Muitas vezes, no meio da agenda, esquecemos de nós mesmas e realizar coisas como: dormir um pouco mais, fazer uma caminhada, ler um livro ou qualquer atividade prazerosa que nos permita recarregar e desestressar. No entanto, curtir estas pequenas coisas nos faz sentir muito melhor.
2. Se permita ser vulnerável
A inteligência emocional vai além de aprender a identificar o que sentimos, a razão dos nossos pensamentos, reações ou nossa forma de lidar com os problemas que acontecem.
É também se permitir chorar, desabar e experimentar o bom e o ruim, pois isto não é um sinal de fraqueza, mas sim de que somos todos seres humanos. “Precisamos desabafar e obter apoio às vezes. Assim como arejamos nosso quarto todos os dias, é bom que nos acostumemos a compartilhar nossas emoções, tanto boas quanto ruins”, revela o especialista citado acima.
3. Durma bem
Diversas vezes, tendemos a subestimar a importância de um boa noite de sono para manter nosso equilíbrio. No entanto, de acordo com Álvarez de Mon, “isto inclui várias coisas, porém, acima de tudo, estabelecer uma rotina, ir para a cama e se levantar ao mesmo tempo, e não tirar sonecas desnecessárias”.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.