Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia estressante de trabalho e tomar um bom banho quentinho, comer a sua própria comida e se jogar na cama para aproveitar algumas horas de sono, não é mesmo? Este ritual ajuda o corpo a relaxar, além de afastar da mente os problemas que aconteceram ao longo do dia.
ANÚNCIO
No entanto, esta rotina pode ser atrapalhada se, no momento do jantar, por exemplo, você optar por consumir os alimentos ‘errados’. Isto porque, dependendo da escolha, pode prejudicar o seu sono e dificultar o descanso.
Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos para evitá-lo à noite o quanto antes? Confira 7 tipos a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Queijo
O queijo, mesmo que seja delicioso, é um dos alimentos que pode causar insônia quando consumido em horários inadequados. Ele costuma conter um aminoácido conhecido como tiramina, de acordo com um pesquisa realizada em 2012. Sua ação estimulante mantém o cérebro ativo e evita o sono.
Por outro lado, laticínios como iogurte e leite, têm se mostrado bons para favorecer um bom descanso devido ao teor significativo de cálcio. Este mineral diminui o estresse e estabiliza as fibras nervosas do cérebro para deixar o humor calmo e relaxado.
2. Chocolate
De acordo com pesquisas feitas na Universidade Complutense de Madrid, o chocolate possui antioxidantes e nutrientes importantes que beneficiam a saúde, se for consumido moderadamente. Entretanto, não é recomendado ingeri-lo antes de dormir por causa de seu teor de tirosina, que é convertida em dopamina no organismo, sendo um forte estimulante que impede de pegar no sono.
3. Carnes processadas
Os embutidos contém um alto teor de gordura e proteína, o que dificulta o processo de ingestão. Consumi-los à noite costuma causar indigestão e uma sensação de peso no abdômen. Além do mais, eles possuem tiramina, um aminoácido ligado à insônia e dores de cabeça.
ANÚNCIO
4. Alimentos com cafeína
A cafeína é uma substância estimulante para manter o cérebro ativo e acordado por mais horas. O café e outras bebidas energéticas a possuem em quantidades significativas para auxiliar no prolongamento do rendimento mental e físico. Entretanto, seu consumo não deve ser em excesso, já que ela pode se transformar em um obstáculo para dormir o suficiente.
O melhor é não a consumir antes de dormir e encontrar outras alternativas. Vale lembrar também que ela está presente em alguns medicamentos, refrigerantes e chás.
5. Alimentos à base de tomate
Os alimentos à base de tomate aumentam o pH ácido no corpo e causam queimação e desconforto digestivo à noite. Assim, para evitar os efeitos negativos que isto pode ter no sono, o seu consumo deve ser evitado pelo menos três horas antes de dormir.
6. Toranja
Consumir frutas cítricas, como a toranja, por exemplo, pode aumentar a azia e o refluxo ácido quando acontece antes de ir dormir. Estes desconfortos impedem o sono e podem impedir de atingir a quantidade necessária de horas dormidas.
7. Alimentos apimentados
Temperos e molhos picantes, como pimenta e mostarda, por exemplo, impedem o ciclo do sono se forem consumidos algumas horas antes de ir para a cama. Isto acontece, pois, eles causam uma modificação na temperatura corporal que confunde as funções que induzem o sono.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.