A menstruação já é um caos e muda tudo na vida da mulher, mas pode piorar ainda mais quando não vem na hora certa e nos deixa cheia de dúvidas, trazendo um sangramento entre um período ou outro que nos faz pensar se aquilo é parte do ciclo menstrual ou não. Com isso, algumas coisas podem levar isso a acontecer, sendo umas resolvidas rapidamente, e outras precisando de um cuidado e atenção maior para resolver o problema.
ANÚNCIO
Leia também:
Kourtney Kardashian abre o coração sobre o momento pós fertilização in vitro
Um dos motivos para você começar a sangrar fora do período é o sangramento na época da ovulação, ocorrendo para pelo menos 3% das pessoas que menstruam. Isso acontece por conta de uma resposta fisiológica do corpo à uma queda rápida de estrogênio após a ovulação, antes da progesterona subir.
Outra coisa que pode incitar o sangramento não programado é a mudança do método contraceptivo, ainda mais nos primeiros meses. Ou seja, se você utiliza métodos anticoncepcionais como a pílula e as manchas continuam após os primeiros meses, é melhor buscar uma outra marca ou um outro método.
Ainda falando sobre a pílula, quando você esquece de tomar entre um dia e outro, o sangramento pode chegar também, já que os níveis dos hormônios aos quais seu corpo já está acostumado acabam caindo, te fazendo também não ficar protegida contra a gravidez, sendo necessário buscar outros métodos.
E, se na busca por outros métodos estão os contraceptivos de emergência - as famosas pílulas do dia seguinte - a menstruação pode vir antes do previsto, ou até mais tarde. Com isso, algumas manchas leves podem aparecer e é necessário até verificar se não há gravidez, já que é comum o ciclo ser mais longo depois das pílulas de emergência.
ANÚNCIO
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.