Estilo de Vida

4 Músicas feministas para ouvir no Dia da Mulher (e todos os dias)

No Dia da Mulher, listamos 4 músicas que valorizam a força e a luta das mulheres

ANÚNCIO

O Dia da Mulher é uma data que homenageia aquelas que enfrentaram todo tipo de adversidade para conquistar direitos básicos.

Para enaltecer as lutas do passado e relembrar do tanto que ainda precisa ser conquistado, mulheres do mundo todo compuseram e cantam músicas para dançar e reivindicar.

Desde Nina Simone até Jennifer Lopez, essa é apenas uma pequena lista de intérpretes famosas que deram voz à luta feminista e que vão te fazer sentir, pensar e celebrar essa data.

“Ain’t Your Mama”, de Jennifer Lopez

Em 2016, pouco antes do Dia das Mães nos Estados Unidos, Jennifer Lopez surpreendeu seus fãs quando lançou “Ain’t Your Mama”, uma música que critica as relações em que a mulher se transforma em outra ‘mãe’ para o homem.

Amar e cuidar fazem bem, mas a música lembra que existem limites para que o papel de mulher não se confunda ao de mãe de bebês crescidos.

“Não estarei cozinhando o dia todo. Não sou sua mãe. Não vou lavar sua roupa, Não sou sua mãe”, diz a letra.

“Four Women”, de Nina Simone

Alguns clássicos nunca morrem. Este é o caso do hino de Nina Simone, lançado em 1966. Ainda que tenham-lhe negado o ingresso em escolas de música por ser negra, Nina lançou 40 álbuns e escreveu essa música que condena o racismo contra mulheres negras.

“Minha pele é amarela, meu cabelo é longo. Pertenço a dois mundos. Mas meu pai era branco e rico. Ele violou minha mãe uma noite. E como me chamam? Me chamo Saffronia”, diz a letra da música que destaca o sofrimento da mãe de Nina.

“Mujeres”, de Julieta Venegas

A cantora mexicana Julieta Venegas lançou em 2020 a música “Mujeres”, um grito de guerra na luta feminista.

“Não nos calaremos e aqui estamos as mulheres estão se rebelando, os homens não sabem o que fazer, as regras estão sendo refeitas”, diz a letra da música que inspirou marchas de coletivos feministas mexicanos.

“Pa mis Muchachas”, de Christina Aguilera

Christina Aguilera se uniu a Becky G, Nicki Nicole e a Nathy Peluso para fazer uma música, como adianta o título, para elas. Essa última música da lista é uma festa reivindicar direitos dançando.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO