Saúde e Bem-estar

Fique atenta! 5 irregularidades do período menstrual que você não deve deixar passar

Quando o período é muito doloroso e interfere nas atividades do dia a dia, é melhor procurar ajuda médica

ANÚNCIO

A menstruação, também conhecida como período menstrual, é o corrimento fisiológico de sangue e tecido mucoso do revestimento interior do útero pela vagina da mulher. Caracterizado por sintomas físicos como inchaço, cólicas e dor de cabeça, o fluxo normalmente possui uma duração de 3 a 7 dias.

Embora a maioria das mulheres sofra com os desconfortos considerados comuns neste período, existem algumas irregularidades que precisam de atenção maior e, ao menor sinal de uma ou mais delas, a procura por um médico ginecologista é indispensável.

Por isso, que tal descobrir algumas destas irregularidades para ficar atenta o quanto antes? Confira 5 delas a seguir, extraídas do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):

1. Ausência de fluxo menstrual

Ausência de fluxo menstrual, conhecida também como amenorreia, se caracteriza pela paralisação completa da menstruação por muito tempo. Uma mulher pode sofrer deste problema quando, por três ou mais meses seguidos, apresenta ausência de menstruação sem causa aparente, como gravidez. É um distúrbio mais comum entre dançarinas profissionais, atletas de elite, mulheres que seguem dietas rigorosas ou com anorexia.

2. Formação de coágulo

A formação de coágulo é muito normal durante a menstruação, porém se todo o fluxo for composto apenas por ele é fundamental prestar mais atenção. Na verdade, ele é comum apenas nos primeiros dias após o parto.

3. Sangramento intenso ou prolongado

O sangramento menstrual intenso, conhecido em termos médicos como menorragia, é comum entre as mulheres. Além do mais, a maioria sofre com ele pelo menos uma vez. Apesar disso, ele pode se tornar um motivo de preocupação quando se repete. Também é uma circunstância agravante que dura sete mais ou dias. Em casos graves, pode ser uma causa de anemia devido a perda excessiva de sangue.

4. Períodos dolorosos

É comum que, ocasionalmente, o período menstrual seja acompanhado de dor intensa na parte inferior do abdômen, se estendendo até a região lombar as vezes. Entretanto, quando o sintoma reaparece e interfere nas atividades do dia a dia, é melhor procurar ajuda médica.

Esta condição é conhecida como dismenorreia e pode ser delicada a ponto de causar incapacidade. Ainda que raramente esteja ligada a doenças do útero, parece ter a ver com o aumento da produção de um hormônio chamado prostaglandina.

5. Sangramento entre os períodos

O sangramento que acontece entre uma menstruação e outra, ou seja, em uma data diferente da habitual, é um sinal de que algo não está certo. Por um lado, podem indicar um desequilíbrio hormonal e, em casos mais delicados, alertar para doenças nos ovários ou outras partes do sistema reprodutor. É importante ir ao médico para descartar a síndrome do ovário policístico, pólipos, miomas, pré-câncer ou câncer de ovário ou útero.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/03/08/7-maneiras-para-encontrar-a-felicidade-mesmo-quando-o-mundo-parece-estar-contra-voce/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/03/07/6-alimentos-que-ajudam-a-aumentar-a-serotonina-tambem-conhecida-como-hormonio-da-felicidade/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO