Saúde e Bem-estar

É hora de entender a diferença entre adenomiose e endometriose

Os dois podem prejudicar a nossa saúde

É hora de entender a diferença entre adenomiose e endometriose
É hora de entender a diferença entre adenomiose e endometriose (Reprodução: Pexels)

Com a quantidade de celebridades que falam abertamente sobre a endometriose em si, a condição ganhou ainda mais espaço para ser discutida e precisa começar a ser falada cada vez mais, já que essa condição faz com que um tecido semelhante ao revestimento do útero começa a crescer em outros lugares, como os ovários e as trompas de falópio, fazendo com que as mulheres tenham muita dor durante a menstruação e o sexo, problemas na bexiga e fadiga em si.

ANÚNCIO

Leia também:

Gigi Hadid abre o coração sobre cuidar mais de seu corpo

Mas, muitas vezes essa condição é confundida com a adenomiose, já que ela tem sintomas semelhantes e afeta uma em cada dez pessoas na idade reprodutiva, mostrando que pode ser uma condição inflamatória crônica dependente do estrogênio, afetando mulheres de qualquer idade e sendo mais comum no final dos 30, 40 e 50 anos.

Explicando exatamente o que é a adenomiose, o Dr. Bajekal conta para a Cosmopolitan: “Na adenomiose, parte do revestimento (endométrio) do útero (útero) que se descama a cada mês se enterra profundamente na parede muscular (miométrio) do útero e continua a crescer e sangrar a cada mês. mês, aumentando o ventre. As razões para o desenvolvimento da adenomiose não são totalmente claras, mas alguns dos fatores de risco incluem cesarianas e tratamento prévio do revestimento do útero, como tratamento de miomas e parto”.

Essa não é uma condição fatal nem cancerígena, mas pode prejudicar a qualidade de vida significativamente, mostrando o quão difícil é lidar com a doença em si. Existe até uma operação para poder diminuir a questão, que geralmente é administrada através da pílula anticoncepcional, mas os riscos sempre estão presentes.

Portanto, a diferença está nos detalhes, como explica o doutor, dizendo que a adenomiose tende a afetar mulheres mais velhas, enquanto a endometriose afeta mulheres mais jovens. Além disso, “a endometriose é definida como a deposição de tecido fora do útero (mesmo em locais como uma ferida ou nos pulmões) e tem um efeito mais prejudicial na fertilidade”, acrescenta ela.

ANÚNCIO

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias