Tem gente que é só chegar aquele momento depois do almoço que a gente já quer tirar um cochilo para recuperar as energias, não é mesmo? Para alguns, não tem nada melhor do que isso ou o dia não rende. Mas, tirar essa soneca sempre na mesma hora pode ser um sinal de que seu corpo está sobrecarregado ou você tenha um problema emocional/físico para cuidar.
Leia também:
Sofrer de tristeza após uma boa noite de sexo é mais comum do que imaginamos
Se for o sono inadequado, que é uma das razões mais óbvias para tirarmos um cochilo no meio do dia, é melhor você tentar equilibrar o sono a noite com a quantidade e a intensidade de trabalho, já que ter uma boa noite de sono é extremamente necessária para seguirmos com o dia.
A falta de vitaminas também pode ser um dos motivos que te fazem ter mais sono do que o normal, ainda mais se sua dieta for rica em carboidratos, gorduras e açúcar, que sempre causam mais cansaço. “Esses tipos de alimentos podem realmente causar um rápido aumento de energia no corpo, o que pode ser muito estimulante, mas também pode resultar em uma queda depois”, diz o Dr. Rabin para a Well and Good.
A falta de ferro, vitamina B12 e vitamina D também pode fazer com que a gente se sinta esgotado, precisando incorporar mais alimentos como a carne vermelha, ovos, arroz, feijão, peixe, suco de laranja e laticínios na dieta. De noite, é bom fazer um lanche com fibras, magnésio ou melatonina.
Além disso, o café também pode atrapalhar nosso sono, assim como alguma condição como a depressão, hipotireoidismo e esclerose múltipla acabam afetando nossos hábitos, precisando de um acompanhamento maior de um profissional para ser solucionado.
Mas, pode ficar tranquilo que, por mais que os cochilos possam indicar que algo não está certo, eles não são de todo o mal, já que uma soneca rápida de 20 minutos nos ajuda a repor energia, e uma de quase 90 minutos nos faz entrar no ciclo REM do sono. O que é necessário ter cuidado é ver se isso atrapalha a sua rotina, e o que está por trás do cochilo em si.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.