A felicidade é o estado de quem é feliz. É uma sensação de contentamento e satisfação que pode acontecer por diversas razões diferentes. Por exemplo, uma promoção no trabalho, estar com as pessoas que você ama, ir ao show do seu artista ou banda favoritos e assistir ao nascer do sol.
No entanto, existem algumas emoções prejudiciais que são capazes de causar certos danos, colocando assim, barreiras em seu bem-estar psicológico e até mesmo físico, impedindo a sensação de felicidade.
Sendo assim, que tal conhecer algumas emoções básicas que mais afetam o seu equilíbrio pessoal e a chance de construir uma vida mais leve e feliz? Confira 7 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Vergonha
Existem muitos tipos de vergonha: a de se mostrar como é, de vestir determinados tipos de roupa, de fazer certas perguntas, de confiar em alguém. A vergonha se relaciona com o medo e a insegurança. Desta forma, é preciso aprofundar em tudo aquilo que não aceita ou que incomoda para trabalhar nisso.
2. Ansiedade
A ansiedade sempre será tóxica e quando ultrapassar e cruzar a fronteira do saudável no qual as pessoas encontram o impulso ou motivação para dar um extra em si mesmas.
No momento que se percebe uma ameaça contínua, um estresse frequente ou uma ansiedade corrosiva, aparece a toxicidade, ou seja, a emoção negativa capaz de invadir tudo. A ansiedade constante consegue desanimar, dar uma sensação de cansaço, sobrecarga e falta de concentração.
3. Angústia
A angústia é uma bomba relógio, pois nela se comprimem diversos aspectos negativos, como o medo, a sensação de ameaça, a negatividade, a incerteza, a dor. Nenhuma pessoa pode viver angustiada eternamente. É uma maneira de morrer em vida e de fechar por completo a chance de ser livre e feliz.
4. Insatisfação frequente
Em algumas ocasiões, a insatisfação atua como um forte motor que leva à mudança, superação e melhora. Entretanto, quando é crônica e sem sentido, o mal-estar e a apatia invadem tudo. Pouco a pouco se perde a vontade, o ânimo, o sorriso e a motivação.
5. Inveja
Experimentar a inveja de forma constante ao longo da vida deixa somente a sua autoestima no chão. Ela leva para o caminho do sofrimento. Querer para si atributos, coisas ou aspectos que não lhe pertencem causa danos e não é útil para o bem-estar psicológico.
O fato de não ser capaz de apreciar o sucesso de outras pessoas, respeitar e celebrar, mostra ou diz muito sobre alguém. Portanto, é importante ser capaz de apoiar a si mesma, de se querer e de aproveitar também o que os outros conseguem.
6. Medo
Ao buscar uma definição simples da felicidade poderia ser a ausência de medo. Entretanto, os medos cumprem uma finalidade concreta: ajudam a sobreviver e alertam de um risco. Todavia, quando chega o momento em que tudo lhe dá medo, no qual você tem a sensação de que tudo dará errado, está cortando por completo sua capacidade de ser feliz.
7. Frustração
A frustração saudável anima para a mudança e a superação. No entanto, a frustração tóxica encalha você na deriva dos medos, dos sonhos perdidos e das rendições. Desta forma, antes de se converter em uma pessoa ressentida, seja capaz de aprender a errar para avançar e aplicar novas estratégias.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.