Estar em uma relação amorosa com alguém pode ser uma das coisas mais especiais desta vida. É sobre ter uma pessoa para segurar sua mão nos momentos em que tudo parecer desmoronar, mas também sorrir junto e abraçar nas alegras e conquistas que a vida pode proporcionar.
ANÚNCIO
Embora os pilares fundamentais de um relacionamento sejam amor, confiança e respeito, a intimidade entre o casal também é importante. Quando falamos de intimidade, não quer dizer apenas sexo, mas sim do sentimento de proximidade e interconexão com alguém, que é a base de uma relação forte e duradoura.
Sendo assim, que tal conhecer alguns tipos de intimidade que podem existir em um relacionamento para avaliar e construir no seu? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal MindBodyGreen (texto em inglês):
1. Intimidade física
Intimidade e sexo são amplamente considerados sinônimos e até faz sentido, pois o primeiro é sobre proximidade e o segundo é o mais próximo possível que você pode obter de outra pessoa.
No entanto, a intimidade física significa criar sentimentos de proximidade e conexão por meio do uso de seus corpos e toque físico, que pode incluir o sexo e o toque não sexual, como beijos, abraços ou apenas carinho.
Segundo a terapeuta matrimonial Kiaundra Jackson, o toque é fundamental para os relacionamentos, pois desencadeia a liberação de oxitocina e outros hormônios do bem-estar.
2. Intimidade emocional
Intimidade emocional envolve o compartilhamento sincero e autêntico de sentimentos e pensamentos. Abrange ser capaz de contar um ao outro seus medos, sonhos, decepções e emoções mais difíceis, assim como sentir-se compreendidos quando o faz.
ANÚNCIO
A intimidade emocional significa que você e o seu parceiro se sentem seguros e confortáveis com este tipo de expressão desinibida um do outro. Este ‘espaço seguro’ é cultivado por cada pessoa, abstendo-se de julgamentos ou desprezo quando o outro está compartilhando.
3. Intimidade intelectual
O conforto em comunicar pontos de vista sem se preocupar com conflitos potenciais cria a intimidade intelectual. Cada pessoa em uma relação possui a liberdade de pensar por si própria e acreditar que suas opiniões são valorizadas. Esta atmosfera encoraja conversas estimulantes. Você se sente mais próxima e respeitada independente das diferenças.
4. Intimidade experiencial
Experiências compartilhadas levam a piadas internas e memórias privadas que podem intensificar uma relação. O ato de trabalhar em equipe e mover-se em uníssono em direção a um objetivo comum enquanto tem uma experiência também estabelece um sentimento de proximidade. Este vinculo é o resultado da intimidade experiencial.
De acordo com o treinador de relacionamento Kingsley Moyo, as memórias estão ligadas aos sentidos. Ele faz referência a como as pessoas podem lembrar do odor de borracha queimada, por exemplo, mesmo quando não o sente há algum tempo.
O treinador compara também a intimidade experiencial às ações de mídia social, afirmando que “marcamos pessoas e eventos com um sentido associado”, explicando que relembrar momentos desencadeia reações sensórias involuntárias.
5. Intimidade espiritual
Não é necessária a prática religiosa para a intimidade espiritual, ainda que possa servir ao propósito. Esta proximidade se forma quando você compartilha momentos emocionantes com seu parceiro. Embora orar e adorar como um casal se qualifique como um destes momentos, existem muitos outros exemplos de intimidade espiritual.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.