A yoga é um conceito referente as tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. Com o objetivo de trabalhar o corpo e a mente de maneira interligada, é uma prática que precisa ser realizada regularmente para desfrutar de todos os benefícios e também de preferência com o auxílio de um profissional adequado.
Praticar yoga pode deixar você mais tranquila, te encher de energia e ajudar a alcançar tranquila e até mesmo a felicidade, dependendo das posturas realizadas. Além do mais, pode prevenir algumas doenças e revitalizar o organismo.
Sendo assim, que tal conferir algumas posturas para isto? Confira 7 delas a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Abelha
A postura da abelha é ideal para diminuir o estresse. Ela permite regular a tensão arterial e é perfeita para alongar a coluna vertebral e os músculos das pernas. Para realizá-la é muito simples; coloque as plantas dos pés juntas e afaste as pernas flexionando os joelhos.
Em seguida, leve o corpo para frente lentamente. Pegue os pés com as mãos e depois flexione os cotovelos. Como diversas das posturas de flexão para frente, esta favorece o equilíbrio emocional e previne a ansiedade e a insônia.
2. Liberação
Esta é uma postura especialmente recomendada para meditar e aliviar o estresse. Semelhante à de lótus, a postura é feita sentada, aproximando um dos pés a coxa contrária, enquanto com o outro toca o dorso do pé. Logo, mantendo as costas retas, se coloca as mãos sobre os joelhos.
3. Cobra
A postura da cobra é recomendada caso você deseje recarregar a energia vital e sexual. Ela é feita se deitando de barriga para baixo, com as palmas das mãos apoiadas no chão e elevando o dorso. No entanto, o aumento de energia não é seu único benefício, já que esta postura pode ajudar a perder peso rapidamente.
4. Bastão
A postura do bastão ajuda a relaxar o corpo e aliviar a mente. Para realizá-la, é preciso se sentar com as pernas esticadas, retas e juntas. Em seguida, com as mãos próximas aos quadris e pressionadas sobre o chão, basta esticar as costas para alinhá-las. Esta postura, além de ajudar com o relaxamento, auxilia com os problemas de ciático e fortalece as costas.
5. Lótus
A postura de Lótus é a clássica posição para meditar. É feita sentada, com as pernas esticadas para frente e, em seguida, flexionando os joelhos, basta pegar um dos pés e colocá-lo por cima da coxa contrária. Por fim, é só repetir o movimento com o outro pé e procurar aproximá-las o máximo do quadril. Esta postura ajuda a alcançar tranquilidade, paz mental e se concentrar. Além do mais, alinha os 7 chacras.
6. Savasana
Para realizar a Savasana, ou postura cadáver, é preciso se deitar de barriga para cima com as pernas e os braços esticados, e relaxar cada um dos músculos. A ideia é diminuir os pensamentos ao mínimo e permitir se isolar para que o corpo descanse totalmente.
Nesta postura, não deve-se dormir ou pensar nas coisas que precisam ser feitas depois da aula. A dificuldade está na exigência da concentração e no relaxamento de todos os músculos do corpo conscientemente, assimilar o aprendido, meditar e deixar que as tensões saiam.
7. Criança
Conhecida como Balasana, a postura da criança é ideal para relaxar e descansar, por isso ajuda na redução da fatiga. Para fazê-la, é preciso estar na posição de joelhos, apoiando os glúteos nos calcanhares. Depois, deve-se inclinar para frente, de maneira que o peito toque os joelhos e apoie a testa no chão.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.