Os términos de relacionamentos amorosos não são fáceis. Eles significam não ter mais ao seu lado a pessoa com quem dividia os seus medos e inseguranças que quase ninguém conhecia, alguém para amar incondicionalmente e idealizar um futuro.
ANÚNCIO
No entanto, muitos casais não experimentam o ‘felizes para sempre’ por causa de algumas pedras que podem surgir no meio do caminho. Por exemplo, ciúmes excessivos, falta de comunicação, traições, brigas constantes, entre outras coisas.
Um rompimento pode vir acompanhado de sentimentos difíceis e memórias dolorosas. Entretanto, ainda que pareça impossível, existem formas de esquecer o passado e se libertar. Quer saber como? Confira 5 maneiras a seguir, de acordo com Denise Waise no portal YourTango.
1. Pense na experiência que lhe causou dor
Lembre-se da dor, mágoa ou memória que você está lutando para superar ou deixar de lado e anote-a. O próprio ato de escrever ajuda a liberar um pouco desta dor. Se você não gosta de escrever, fale sobre o assunto e grave com um gravador para depois escutar a si mesma.
2. Discuta os atributos positivos que seu relacionamento lhe representa
Estes atributos podem incluir, mas não estão limitados ao seguinte: segurança, conforto, companhia, amor, liberdade, maturidade, aceitação, cuidado, desejo, apreciação, admiração, fortalecimento, entre outros.
3. Reconheça que você pode se sentir vulnerável, assustada e temerosa
É aí que se originam a raiva, a mágoa e a dor. Nenhuma pessoa deseja se sentir impotente, certamente não para alguém insensível que pode ter se aproveitado do relacionamento. No entanto, o que está no centro destes sentimentos? Seja muito aberta e honesta consigo mesma. Ninguém terá acesso a estas informações além de você.
4. Seja honesta consigo mesma
Pode ser uma necessidade de infância que nunca foi atendida ou que se desenvolveu na fase adulta. Permita-se experimentar sentidos familiares ligados à dor desta memória e daquela que está tentando liberar como fotos, músicas, cheiros ou toque.
ANÚNCIO
Permita-se chorar, xingar, odiar, sentir a dor ou o que for preciso para liberar estas memórias dolorosas. Passe pelos estágios de raiva, negação e tristeza. Isto é de luto. Você deve sofrer para deixar a dor ir embora. Então, quando estiver pronta, anexe um novo pensamento prazeroso a estes lembretes sensoriais.
5. Olhe para trás e pergunte: Como estava ‘por escolha’ e não uma vítima do que aconteceu?
Não há problema em reconhecer que seu ex pode ter lhe machucado, tirado vantagem, traído, controlado, manipulado ou mentido. Agora que você é mais sábia, de seu eu adulto empoderado, pergunte-se como pode ter ‘escolhido’ no momento em que ele o machucou, mas não estava ciente.
A ferramenta mais poderosa que você possui é aceitar o fato de que tem escolhas em todos os seus relacionamentos. Isso é empoderamento. Ao ficar presa no papel de vítima, você permanece sem poder. Ninguém pode controlá-lo, tirar vantagem de você, comprometê-la ou traí-la, a menos que você permita. Você está na escolha.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.