A felicidade é uma sensação de contentamento e satisfação bastante prazerosa que pode invadir a vida de todas as pessoas e por inúmeras razões diferentes. Como por exemplo, assistir ao nascer do sol, estar ao lado das pessoas que ama, ir ao show do artista/banda favorito, entre outras coisas.
ANÚNCIO
No entanto, é muito comum que a maioria das pessoas atrele a felicidade em certas coisas que, ao invés de deixa-las mais feliz, causam sentimentos contrários e cada vez mais desgaste físico e emocional.
Sendo assim, que descobrir coisas que na verdade não te deixam mais feliz, e como fazê-las da maneira correta para assim, desfrutar do contentamento corretamente? Confira 10 delas a seguir, de acordo com Brianna Wiest, no portal YourTango (texto em inglês):
1. Trabalho
As pessoas costumam dizer que querem trabalhar menos, mas quando tem a oportunidade de tirar um tempo de inatividade, muitas vezes ficam loucas e ansiosas para voltar ao escritório. Trabalhar menos não é o problema – é aprender a trabalhar melhor. Ser rotineira, disciplinada e focada, três coisas que muitos normalmente não desenvolvem.
2. Amizades
A maioria das pessoas quando imaginam suas ‘vidas felizes’, se veem cercadas de amigos e ente queridos. No entanto, quando se trata da ideia de que ter mais pessoas em sua vida fará com que se sinta melhor, isto geralmente é uma ilusão. O que realmente interessa é desenvolver conexões profundas e íntimas com as pessoas que valem a pena.
3. Desafios da vida
Grande parte dos problemas que causam estresse e ansiedade não são os próprios problemas em si, mas sim, a maneira com que pensamos sobre eles. Nos preocupa porque pensamos que isto nos preparará caso algo dê errado. A ansiedade é um enorme motivador para muitas pessoas.
Entretanto, isto é também uma percepção errônea. Não é ter menos problemas que faz com que você se sinta melhor, mas ter a capacidade de resolvê-los e se adaptar.
ANÚNCIO
4. Sucesso
Ainda que a palavra ‘sucesso’ tenha significado uma vez suceder alguém, atualmente se refere a uma pessoa que é superior a outras. Esta superioridade geralmente é um traço definidor que se percebe como melhores vidas consistem, e é algo que se deseja somente quando se desconecta daqueles ao redor.
5. Imagem corporal
Perder peso ou adaptar-se a uma imagem mais ideal de si mesma não fará com que você se sinta melhor, pois este tipo de amor próprio é condicional. O que vai fazer você se sentir bem é aprender a amar quem é, independentemente de sua aparência, e somente depois ajustá-la se assim desejar. O verdadeiro amor, que não é superficial, deve vir primeiro. Perdas e ganhos são inevitáveis.
6. Controle da turbulência interior
É comum se perguntar se desistir seria mais fácil do que enfrentar os próprios demônios. Todas as pessoas atingem seu ponto de saturação, é uma questão de se isto a leva ou não a ‘lutar’ ou ‘fugir’.
O trabalho de se aprofundar ainda mais em si mesma é o que você tenta evitar. No entanto, geralmente é o que deve ser feito. Caso contrário, acabará apenas repetindo velhos padrões e terminando exatamente onde começou.
7. Estresse
Estudos apontam que algum estresse é realmente bom, porém somente quando se é capaz de interpreta-lo bem. Em outras palavras, quando é enxergado como algo a ser utilizado, pode energizar; quando é visto como algo assustador, pode paralisar.
8. Vício em tecnologia
Se você sentir a necessidade de se desconectar, provavelmente já depende muita da tecnologia em primeiro lugar. Desligar o celular ou reservar menos tempo para as redes sociais não fará você se sentir melhor, mas lidar com o medo ou a ansiedade social que a leva a ‘verificar’ frequentemente definitivamente fará.
9. Problemas de dinheiro
A maioria das pessoas funciona dentro de algo chamado ‘viés de porcentagem’. Se estão acostumadas a gastar 30% de sua renda em jantares e bebida, provavelmente seguirão fazendo o mesmo caso recebam um aumento no salário.
Caso sinta necessidade de gastar demais, estará sempre endividada. E não se trata normalmente de ganhar mais dinheiro, porém de abordar questões emocionais ligadas à ele. É quando você realmente sentirá o impacto de uma renda extra.
10. Dor
As pessoas se preocupam em se preparar para a dor. É uma maneira de autocondicionamento. Acreditam que, se puderem imaginar e aceitar a dor de uma situação hipotética, ela não afetará se realmente acontecer.
Não é sentir menos dor, porém não ter medo de senti-la em primeiro lugar. Não, não é agradável, mas você realmente não viverá até que não esteja fazendo todas as escolhas com a intenção de apenas optar pelo “caminho mais fácil”. É tentando se isolar da dor que ela é criada.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.