Ao passar dos 50 anos, é importante estar ciente de que o corpo passa por uma série de mudanças e um dos aspectos que mais se deteriora é a memória. Por isso, adotar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação balanceada, é fundamental.
ANÚNCIO
Uma alimentação saudável, além de oferecer ao corpo minerais, vitaminas e proteínas, também fornece nutrientes vitais para estimular o cérebro e melhorar a memória.
Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos ideais para adicionar à sua dieta do dia a dia? Confira 6 deles a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Salmão e peixe azul
O salmão, assim como outros peixes oleosos, possui ômega 3 que melhora as funções cerebrais, principalmente a memória. Além do mais, observou-se que o ômega 3 está relacionado à melhora na capacidade de processar informações.
Da mesma forma, diversos estudos relacionaram a falta de ômega 3 com o risco de sofrer de depressão e apresentar problemas de aprendizagem. Também foi determinado que este composto auxilia a retardar o declínio cognitivo como resultado da velhice e prevenir o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.
2. Sementes
As sementes de gergelim, chia, linho, abóbora e girassol, contêm vitamina E que previne a deterioração das habilidades cognitivas graças às suas propriedades antioxidantes, que protegem o cérebro dos danos causados pelos radicais livres.
Além do mais, também são fonte de ferro, cobre, magnésio e zinco, micronutrientes que melhoram o funcionamento dos nervos, aumentando funções cognitivas como memória e aprendizado.
ANÚNCIO
3. Carne magra
A carne magra é ideal para prevenir diferentes demências, como o Alzheimer, por exemplo, graças ao ferro que fornece. Já a vitamina B12 que possui é boa para concentração e memória.
4. Cenoura
Esta hortaliça é vital para a manutenção da memória na velhice, pois melhora a circulação sanguínea no cérebro. Isto se deve à enorme quantidade de nitritos que possui e ajudam a melhorar a circulação, especialmente em partes aonde chega pouco oxigênio.
5. Brócolis
O brócolis é rico em glucosinolatos que, quando decompostos, produzem isotiocianatos, substâncias que diminuem o estresse oxidativo e reduzem o risco de doenças neurodegenerativas.
Este vegetal também possui vitamina C, flavonoides, colina e vitamina K, componentes que auxiliam a manter o bom funcionamento do sistema nervoso e das funções cognitivas. Segundo pesquisas, ele pode ajudar a aumentar a memória episódica verbal.
6. Mirtilos
Esta fruta possui flavonoides e antioxidantes, como antocianina, catequina, ácido cafeico e quercetina, que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no cérebro.
De acordo com pesquisas, estes compostos possuem um efeito positivo na comunicação celular, além de aumentar a plasticidade neuronal, minimizando ou retardando algumas doenças neurodegenerativas ligadas à idade e declínio cognitivo que prejudicam a memória.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.