Saúde e Bem-estar

5 estratégias psicológicas simples que podem ajudar você no processo de perder peso

Não vá ao supermercado fazer compras com fome, por exemplo, já que isto pode provocar que você adquira mais comida do que realmente precisa.

ANÚNCIO

O processo para perder peso não é fácil e requer bastante esforço e dedicação. Antes de iniciá-lo, procurar ajuda de profissionais é muito importante, para que assim, seja realizada uma avaliação completa e um planejamento de exercícios e dieta adequados para as necessidades que você procura.

No entanto, o emagrecimento não depende apenas dos cuidados com a alimentação e realizar atividades físicas. Ainda que sejam passos fundamentais, esta mudança engloba também o fator psicológico, que pode melhorar no processo ou acabar se tornando um empecilho.

Para isso, o auxílio de um terapeuta pode ser fundamental. Entretanto, existem estratégias psicológicas simples que também podem ajudar. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas? Confira 5 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:

1. Jamais vá ao supermercado com fome

Este é um erro grave, já que ir ao supermercado fazer compras com fome pode provocar que você adquira mais comida do que realmente precisa, se entusiasmando com ofertas de confeitaria ou outros alimentos que não são saudáveis. Desta forma, ao invés de perder peso, você pode acabar ganhando alguns quilos a mais.

2. Guarde determinados alimentos

Guardar os alimentos que não ajudam a alcançar seu objetivo pode ser uma ótima estratégia psicológica para perder peso. Se você ama chocolate, por exemplo, é melhor não o comprar. No entanto, se alguém lhe presentear com este doce, coloque-o no fundo do armário.

3. Coma devagar e sem pressa

Quanto mais você puder evitar comer muito rápido, melhor. Comer devagar e sem pressa pode enganar o estômago, fazendo com que ele fique cheio e evitando que se sinta pesada depois de comer. Se você toma café da manhã sempre rápido ou com pressa, por exemplo, avalia acordar um pouco mais cedo. Isto pode lhe tirar alguns minutos de sono, mas será benéfico para o emagrecimento.

4. Se livre da ansiedade

A ansiedade é uma das razões pelas quais algumas pessoas podem comer mais sem ter fome. Se é isto o que está provocando o seu aumento de peso, comece a colocar em prática hábitos que ajudam a liberá-la, como realizar exercícios ou praticar algum esporte. Escolha algo que a faça se sentir bem e que possa ser feito todos os dias, mesmo que por pouco tempo.

5. Não coma excessivamente

Ações como colocar menos comida no prato e apenas o que não a fará se sentir pesada, não repetir e não comer sobremesa, por exemplo, podem ser ótimas estratégias psicológicas para perder peso. A tendência da maioria das pessoas é comer até se sentirem saciadas, mas isto não é necessário. Existe um ponto que se for passado, te deixará pesada, já que a digestão será mais lenta.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/04/26/diminua-a-queda-de-cabelo-durante-a-menopausa-com-estas-5-dicas-simples/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/04/25/estes-4-tipos-de-alimentos-ricos-em-colageno-ajudam-os-ossos-e-a-pele-e-voce-provavelmente-nao-sabia/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO