Comportamento e Relacionamento

5 sinais de que você precisa urgente começar a trabalhar na sua autoestima

Estes sinais podem indicar que sua autoestima não é das melhores e que você precisa começar a trabalhar nela

trabalhar na sua autoestima
Crédito: Pexels

A gente passa boa parte da vida escutando que precisamos nos amar para ter uma autoestima elevada, mas poucos de nós, por exemplo, conseguimos identificar os sinais que indicam que nossa autoestima está pedindo socorro.

ANÚNCIO

Diferente do que muitos pensam, uma autoestima saudável não ocorre, necessariamente, quando temos um bom emprego, nos arrumamos ou temos uma relação amorosa. Afinal, uma pessoa pode ter tudo isso e ainda assim ter baixa estima.

Por isso, é importante entender que ter coisas externas ou relações não são sinônimos de amor-próprio. Aqui apresentamos alguns sinais que podem indicar que você precisa trabalhar na sua autoestima.

1. Você tem medo de dizer não

via GIPHY

Isso pode ocorrer porque temos medo de gerar conflito com o outro. Também pode acontecer porque temos medo de não sermos amados e aceitos.

Quando nossa autoestima está bem, entendemos que temos que respeitar o que desejamos e queremos e que isso envolve dizer não.

2. Você se sente uma impostora

via GIPHY

Você pode ter um emprego incrível ou um ótimo relacionamento e sentir que em algum momento vão descobrir que você não merece nada. A síndrome da impostora é algo muito frequente entre as mulheres e pode estar vinculada com a falta de autoestima.

3. Você não consegue terminar um relacionamento

As coisas já não são como eram antes e você já não sente nada pelo outro, mas simplesmente não consegue terminar a relação. O medo de ficar sozinha ou de não encontrar outra pessoa pode ser um dos motivos e isso demonstra que sua autoestima está fragilizada.

ANÚNCIO

4. Você sempre se critica

via GIPHY

Mesmo que você tenha boas notas, que te elogiem no seu emprego, você não consegue desfrutar as vitórias, pois está o tempo todo pensando que poderia ser melhor.

A autocrítica pode ser algo proveitoso que nos ajuda a melhorar, mas a partir do momento que se torna uma rotina e vem carregada de sentimentos negativos é um aviso: sua autoestima pede socorro.

5. Você não se aceita

Todos podemos ter coisas que não gostamos de nós mesmos. Pode ser algo físico ou emocional. Uma pessoa com autoestima sabe o que não gosta em si, aceita isso e pode fazer mudanças. Só que uma pessoa com baixa estima não aceita, não muda e permanece reclamando sobre isso.

Por fim, a maioria de nós não cresceu com uma autoestima desenvolvida. A boa notícia é que podemos desenvolvê-la e isso pode ser feito em terapia e aprendendo sobre o tema.

+ AUTOESTIMA

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias