Para muitos nós, a autoestima é algo que ouvimos falar, mas não entendemos realmente sua importância. É comum, por exemplo, associar ela com se achar bonita ou valorizar se arrumar. Mas, a verdade, é que a autoestima é algo muito mais complexo.
ANÚNCIO
Ela é imagem mental e os sentimentos que temos sobre nós tanto e isso pode ser tanto da nossa aparência física quanto em relação a nossa personalidade. Além disso, ela está relacionada com a nossa crença de poder ser feliz e de nos respeitar.
“A autoestima, plenamente realizada, é a experiência fundamental pela qual podemos levar uma vida significativa e atender às nossas demandas”, explica o psicoterapeuta e escritor Nathaniel Branden.
Mas o que acontece quando não temos uma boa autoestima? Segundo o livro “Os seis pilares da autoestima”, de Nathaniel Branden, há diversos impactos negativos, como:
Não ser consciente das responsabilidades
Pessoas com baixa estima podem acabar em um local de vitimização. Ou seja, tudo o que acontece de mal com elas é sempre por situações ou motivos externos. Elas não conseguem se responsabilizar por suas escolhas e isso faz com que haja um aprisionamento que impede a mudança.
Repetir padrões negativos
A baixa estima pode impactar em uma visão limitada sobre nós mesmo. Ou seja, não entendemos nossas atitudes racionais de forma complexo. É provável, por exemplo, que uma pessoa com baixa estima repita padrões negativos em sua vida, pois ela não consegue entender quais suas atitudes que colaboram para essa repetição.
Não ter consciência do seu valor
Não saber quais são nossas qualidades e defeitos impede que a pessoa entenda seu valor como ser humano. Isso afeta em uma baixa estima que a faz colocar para baixo e não sentir que tem valor para um bom emprego, um bom relacionamento.
ANÚNCIO
Você entra em relacionamentos ruins
A pessoa com baixa estima não entende seu valor e, por isso, não tem critérios bem determinados sobre o que merece. Isso pode levar, por exemplo, a viver em relacionamentos que não são saudáveis.
+ AUTOESTIMA
- 5 sinais de que você precisa urgente começar a trabalhar na sua autoestima
- Autoestima: você realmente sabe o que é?
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.