Sexualidade

Sexo e passagem do tempo: existe limite de idade para ter relações?

Segundo especialistas, a idade não é determinante, mas múltiplos fatores orgânicos, psicológicos e hormonais influenciam

Sexo e passagem do tempo: existe limite de idade para ter relações?
Sexo e passagem do tempo: existe limite de idade para ter relações? (Foto: Reprodução/Pexels)

A resposta mais simples para a questão de quanto tempo é possível fazer sexo é que não há limite de idade, porque tudo vai depender de vários fatores.

ANÚNCIO

Segundo um texto publicado pelo El Pais, no caso das mulheres, como a expectativa de vida aumentou muito nos últimos anos, a fase da menopausa representa praticamente um terço da vida, ou seja, em uma fase longa. A mulher entra na menopausa por volta dos 50-55 anos de idade e sua expectativa de vida pode chegar aos 85 anos.

Algumas alterações hormonais ocorrem nesta fase: há uma diminuição dos hormônios chamados estrogênio e testosterona, que estimulam o desejo sexual, a libido e favorecem que os tecidos do aparelho genital, tanto externos quanto internos, estejam em ótimas condições. Tudo isso muda na fase da menopausa. E isso, claro, influencia tanto o desejo quanto as relações sexuais nessa fase da vida da mulher.

Portanto, a idade até a qual você pode ter relações sexuais é adaptativa, cada mulher o fará com base em múltiplos fatores: o tipo de parceiro que ela tem, como é esse parceiro, interesses pessoais, em que fase hormonal ela está, se faz ou não terapia de reposição hormonal.

Além disso, também devemos levar em conta que, às vezes, com a idade, as mulheres podem ter problemas orgânicos: podem ter câncer de mama ou outros cânceres, declínio da bexiga que causa incontinência urinária. Ou seja, existem fatores orgânicos que influenciam muito na hora de ter relações sexuais ideais.

Isso vale para as mulheres, mas se falarmos dos homens eles não têm menopausa. Seu nível de testosterona, que estimula o desejo sexual, permanece constante ao longo da vida. De fato, existem homens que com 80 anos ou mais podem ter filhos.

Mas, embora os hormônios masculinos não diminuam tanto com a idade, como ocorre com os femininos, os homens também podem ter problemas em seus corpos: câncer ou qualquer outra patologia da próstata, incluindo outros fatores orgânicos que também influenciam a atividade sexual, como a hipertensão. , diabetes, entre outros. E esses são fatores que atrapalham as ereções e a frequência sexual.

ANÚNCIO

Além dos fatores hormonais e orgânicos, o psicológico também influencia o desejo sexual de mulheres e homens. Viver com o mesmo parceiro por 40 ou 50 anos não é o mesmo que ter um novo.

Em outras palavras, a resposta para a pergunta seria que não há limite de idade para fazer sexo e que depende de cada pessoa. Também é importante ter em mente que tanto em mulheres quanto em homens mais velhos é comum que surjam problemas que dificultem o sexo.

A solução, no caso das mulheres, são os tratamentos de reposição hormonal que abrangem um mundo de coisas. Existem tratamentos orais, tópicos ou vaginais que repõem os hormônios (estrogênio e testosterona) e que podem resolver problemas de baixa libido e secura vaginal, facilitando muito a relação sexual.

Além disso, nos últimos dez anos, o campo relacionado à cirurgia estética e vaginal evoluiu muito. Essa é uma demanda atual de algumas mulheres, seja porque precisam de ajuda psicológica ou porque as ajuda.

Se a pessoa estiver bem e tiver vontade, pode ter relações sexuais sem limite de idade. Não devemos esquecer, porém, que com o passar dos anos surgem problemas que os dificultam e isso é normal. É para isso que servem os profissionais de saúde, para ajudar nessas questões.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Gwyneth Paltrow lança site para ajudar fãs a apimentar suas vidas amorosas

Pesquisa descobre o número de mulheres que realmente chegam ao orgasmo durante o sexo com homens

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias