A falsa auto-estima pode ser como mecanismo de defesa, uma máscara que funciona como proteção para que não nos prejudiquem e, principalmente, para fingir que não temos problemas de insegurança. Contudo, é possível identificá-la por meio de alguns sinais que apresentamos aqui, com a ajuda da nossa parceira Nueva Mujer:
ANÚNCIO
Excesso de beleza
Pessoas bonitas com falsa autoestima geralmente acreditam que, se realmente as conhecessem, iriam desapontá-las. Eles se percebem como uma farsa. Qualquer imperfeição (olheiras, penteado descuidado, falta de maquiagem) vai gerar insegurança. Por isso, é comum que fiquem obcecados com sua imagem.
Não expresse sentimentos
As pessoas com “falsa auto-estima” precisam que os outros as percebam como fortes. São daqueles que bloqueiam a tristeza e não se permitem chorar. O principal motivo é o medo, eles não querem que sua bolha estoure.
Usam os sucessos profissionais como escudo
Pessoas com falsa auto-estima muitas vezes se escondem atrás de seus sucessos profissionais. Essas pessoas precisam exibir sua ocupação para se sentirem superiores. O complexo de superioridade esconde a fraqueza, é um mecanismo de defesa.
Instabilidade no amor
Poucas dimensões são mais perigosas do que a falsa autoestima nas relações afetivas. Pessoas inseguras podem temer compromisso. Algumas pessoas podem, por exemplo, esconder o medo do compromisso, optando por relacionamentos fugazes e descartáveis.
+ AUTOESTIMA
- Filmes na Netflix que vão te ajudar a fortalecer sua autoestima (e se amar mais)
- 3 livros sobre autoestima para mulheres que desejam conhecer o amor-próprio
- É assim ter uma baixa autoestima pode impactar de forma negativa na sua vida
- 5 sinais de que você precisa urgente começar a trabalhar na sua autoestima
· · ·
ANÚNCIO
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.