A autoestima pode ser compreendida como a imagem que temos de nós mesmas. Infelizmente, boa parte de nós, não foi criada em um ambiente que desenvolvesse uma percepção positiva.
ANÚNCIO
Isso ocorre tanto porque vivemos em uma sociedade patriarcal, que prega desprezo pelas mulheres, quanto porque, muitas vezes, nossos pais não tinham as ferramentas emocionais para nos ensinar a ter uma boa autoestima.
Uma boa autoestima permite que possamos entender nosso valor, enquanto ser humano, nossas qualidades e nossos defeitos. Ela permite que possamos compreender o que não gostamos e dá ferramentas para mudar. Além de potencializar nossos pontos fortes.
O poder da autoestima nas relações
Uma das vantagens de ter uma boa autoestima é que isso impacta na forma como nos relacionamos com o outro, seja romanticamente, profissional, amizade ou família. Nos relacionamentos amorosos, por exemplo, uma boa autoestima pode ser nossa aliada para evitar relacionamentos tóxicos.
Isso não quer dizer que estaremos imunes, é claro. No entanto, quando sabemos exatamente qual é o nosso valor, quando temos carinho por nós, nos respeitamos e nós amamos, não estamos dispostas a aceitar relações que vão em contra nossas crenças internas.
“Um outro fato importante é que existem pessoas que apresentam tendência a buscar relacionamentos tóxicos. Não se trata de uma escolha consciente, mas sim do perfil psicológico que possuem. São pessoas que tendem a ter baixa autoestima, dificuldade de dizer não ou de reconhecer sua própria importância. Podem sentir medo de serem abandonadas ou rejeitadas”, explica a psicóloga Viviane Mendonça em seu blog. Por conta disso, muitas acabam não identificando perfis de pessoas que podem ser tóxicas.
+ AUTOESTIMA
ANÚNCIO
- A falsa autoestima existe e aparece: conheça seus sinais
- Filmes na Netflix que vão te ajudar a fortalecer sua autoestima (e se amar mais)
- 3 livros sobre autoestima para mulheres que desejam conhecer o amor-próprio
- É assim ter uma baixa autoestima pode impactar de forma negativa na sua vida
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.