O psicoterapeuta Nathaniel Branden, estudioso sobre a autoestima, explica que a ela é um processo que nos torna mais confiantes e conscientes. De acordo com o estudioso, ela pode ser definida como o julgamento que temos sobre nós mesmo.
“Autoestima, plenamente consumada, é a experiência essencial para que possamos levar uma vida significativa e atender as nossas demandas”, ensina. O profissional ainda enfatiza que conquistar autoestima é um processo. Ou seja, podemos desenvolver ao longo da nossa vida.
Há diversas formas para isso, como fazer terapia psicológica, estudar sobre o tema, meditar. Além disso, há um exercícios simples que você pode fazer em casa para ajudar.
Exercício de autoestima
Pegue um papel e uma caneta. Pense sobre si mesma e liste, ao menos, cinco pontos fortes da sua personalidade.
Atenção: pontos fortes são qualidades. Ou seja, não são papeis sociais que assumimos na vida, como o fato de ser uma boa filha, boa mãe. As qualidades são traços positivos da sua personalidade, por exemplo, corajosa, otimista, estudiosa etc.
Após terminar a lista, guarde próximo de você para sempre lembrar do quão valiosa você é. Em seguida, diariamente tente ter atitudes que valorizem suas qualidades e lembre-se disso.
Por exemplo, supondo que você é uma pessoa corajosa. Você pode, por exemplo, fazer algo novo e com isso lembrar “estou fazendo tal coisa, pois sou corajosa”.
Outro exemplo: supondo que você é uma pessoa inteligente. Então, você começa a ler um livro, lembre-se de dizer a si mesma que está fazendo isso porque é ingrediente.
O exercícios consiste, basicamente, em valorizar seus pontos fortes. Ele reforça suas qualidades diariamente e isso um dos processo importantes para desenvolver uma boa autoestima.
+ AUTOESTIMA
- Uma autoestima forte pode te ajudar a não entrar em relações tóxicas; entenda
- A falsa autoestima existe e aparece: conheça seus sinais
- Filmes na Netflix que vão te ajudar a fortalecer sua autoestima (e se amar mais)
- 3 livros sobre autoestima para mulheres que desejam conhecer o amor-próprio
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.