A baixa autoestima é muito comum nas mulheres, o que as impede de realmente enxergar o quanto valem e até onde podem ir.
Isso ocorre por diversos motivos, por conta da sociedade patriarcal que nos cobra perfeição, porque nos compramos com o outro, porque recebemos muitas críticas.
Enfim, há diversos fatores que podem minar nossa autoestima, mas por sorte podemos trabalhar para fortaleça-la. Aqui apresentamos alguns exercícios que podem ajudar.
Mude seus pensamentos negativos
Esta é a primeira coisa que você deve fazer para mudar sua percepção de si mesmo, e é que muitas vezes você é muito cruel e tudo o que pensa sobre si mesmo é negativo.
Muitas vezes, o que você pensa não tem fundamento, nem é racional, é apenas uma voz interior que tenta sabotar quem você é e o que pode se tornar. Portanto, deixe essa voz para trás e troque esses pensamentos negativos por outros mais objetivos.
Frases como “sou capaz”, “vou tentar”, “sou linda”, são algumas das que você deve repetir para si mesma, e vai perceber que sua autoestima vai aumentar.
Encontre a origem da sua baixa auto-estima
Isso é muito importante, e é por isso que você deve entender a origem de suas inseguranças para trabalhá-las melhor e ser uma mulher mais forte e confiante.
Se você não tem confiança, se acha que não é capaz, ou se não se considera “bonita”, você deve encontrar o problema, de onde vem tudo isso.
Deixe seus medos para trás
Os medos sempre te bloqueiam e te impedem de chegar onde você quer, então é hora de deixá-los para trás.
É importante arriscar, fazer o que você quer, ser quem você quer ser, nem tudo vai dar certo para você, nem tudo é perfeito, mas tudo vai te ensinar a crescer e seguir em frente.
Olhe-se no espelho e perceba o quanto você é linda
Se você não gosta do seu físico, é hora de se encarar e começar a ver como você é linda. Para fazer isso, os especialistas recomendam olhar-se constantemente no espelho e começar a ser mais gentil consigo mesmo e com seu corpo.
E é que toda mulher é linda e tem algo que a torna única, inclusive você, e você deve perceber seus atributos. Quanto mais você se olhar no espelho, mais rápido perceberá o quanto é linda, e sua autoestima e confiança aumentarão.
Pratique a autocompaixão
É fundamental se perdoar pelos seus erros e praticar a autocompaixão e a empatia consigo mesmo, pare de se criticar e se julgar com frequência.
Isso se aplica tanto fisicamente quanto à sua personalidade e habilidades. Se você falhar ou cometer um erro, aprenda a perdoar a si mesmo e seguir em frente.
Ninguém é perfeito, todos temos defeitos, mas existem mais virtudes que te tornam único, e se você focar no positivo você consegue alcançar o que se propõe a fazer.
+ AUTOESTIMA
- Autoestima: é assim que você deve agir para impor limites
- Autoestima: desconstruindo 3 mitos prejudiciais que talvez você ainda acredite
- Lições de autoestima que podemos aprender com Beyoncé
- As famosas que nos ensinam que não devemos permitir que ninguém prejudique nossa autoestima
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.