A celulite é o acúmulo de gordura embaixo da pele, caracterizada pelo aspecto ondulado da mesma, que pode surgir em diferentes regiões do corpo, como coxas, pernas, nádegas e barriga.
A celulite é algo completamente normal no corpo feminino. No entanto, existem algumas explicações médicas ou de saúde que podem causar o surgimento deste acúmulo de gordura embaixo da pele em um grau excessivo ou muito perceptível.
Por isso, que tal conhecer algumas delas para ficar atenta e, se for o caso, procurar auxílio de um profissional adequado? Confira 3 a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Retenção de líquidos
Isto não se refere apenas a retenção de líquidos que ficam alojados na bexiga, pois é importante lembrar que o corpo é composto por aproximadamente 70% de água.
As pernas, nádegas e quadris são regiões onde esta retenção ocorre com mais frequência. Por não ter uma drenagem adequada, as fibras endurecem e, por isso, a pele tende a rachar e o metabolismo nessas áreas fica mais difícil.
2. Lipólise
Sabe-se que o corpo precisa de certos níveis de gordura para funcionar corretamente e estas são divididas em gorduras boas e ruins. A lipólise é quando se acumula mais gordura do que se gasta, devido ao aumento do volume das células adiposas, conhecidas medicamente como adipócitos.
Essas células, ao aumentarem de tamanho, também podem causar a compressão dos capilares da pele, causando as marcas conhecidas como celulite.
3. Alterações hormonais
Está comprovado cientificamente que entre 85 e 90% das mulheres no mundo sofrem de celulite, contra menos de 10% dos homens. Isto se deve à enorme quantidade de hormônios que o corpo feminino aciona em diferentes fases, seja no período menstrual, na gravidez ou na adolescência por conta do desenvolvimento.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.