Viver um relacionamento amoroso com alguém pode ser uma das coisas mais especiais desta vida. Significa ter uma pessoa ao seu lado para partilhar os momentos de alegria e também dividir os seus medos e inseguranças mais profundos que mais ninguém conhece.
No entanto, é preciso estar muito atenta para não confundir amor com atitudes controladoras e acabar caindo em uma relação tóxica, na qual você não consegue ter voz e voto.
Sendo assim, que tal descobrir alguns sinais de que o seu parceiro não te ama, mas sim te controla, para fugir deste relacionamento o mais rápido possível? Confira 3 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Ele faz piadas sobre você
O seu parceiro ri da forma como você se veste, zomba do seu físico, a compara com outras pessoas e até te culpa se levar a mal. Isso é muito clássico de alguém que busca prejudicar sua autoestima para depois exercer mais controle sobre você.
É uma maneira sutil de normalizar o abuso verbal e psicológico na relação, e se você apontar que isso precisa mudar, ele pode até gritar. Tudo bem rir em casal, mas não para sua autoestima pagar o preço.
2. Ele tem inveja de você
Muitas vezes, você pode pensar que o ciúme é positivo porque torna o relacionamento mais ‘picante’. Entretanto, por trás desses comportamentos ‘inocentes’, está a possessividade. Na verdade, o próximo passo será controlar como você se veste, com quem sai, acusá-la de traição e monitorar suas saídas.
3. Ele não permite que você tome decisões
É comum perguntar ao seu parceiro quando tem dúvidas sobre uma decisão. No entanto, quando há controle, ele manterá uma atitude paternalista como se você fosse propriedade dele.
Ele vai sabotar a decisão que você acha certa se não concordar, e a pressionará a fazer apenas o que ele quer, te dominando como se fosse inferior, criando as regras da relação de forma inequívoca.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.