A gravidez é uma das coisas mais belas e especiais dessa vida. Significa ter em seu ventre uma pessoa que ainda nem conhece, mas que já consegue amá-la de forma pura e incondicional.
ANÚNCIO
No entanto, os nove meses de uma gestação não são fáceis. Além da parte emocional, o corpo também sofre diversas mudanças ao longo deste período e, uma das partes mais afetadas são as pernas.
O incomodo e as dores nesta região podem acontecer por diversos motivos, entre eles, a alteração de peso que faz com que a pressão nessa área aumente.
Embora o acompanhamento médico seja primordial para descobrir a origem da dor e o tratamento correto a se seguir, existem dicas simples que podem ajudar a aliviar esta sensação. Por isso, que tal conhecer algumas delas? Confira 5 abaixo, extraídas do portal Melhor Com Saúde:
1. Praticar exercícios físicos
Embora deva se adaptar a cada condição, a prática diária de exercícios diminui a dor nas pernas e melhora o estado físico. Também ajuda a regular o peso corporal e fortalece os músculos.
Por causa disso, aumenta a resistência do assoalho pélvico e reduz o risco de partos prematuros, cesáreas e abortos. Além do mais, mantém a circulação ativa e diminui a sensação de peso e tensão sobre as pernas.
2. Adotar uma boa alimentação
Durante a gravidez, recomenda-se a adoção de uma alimentação completa e balanceada, com um fornecimento calórico e nutricional adaptado à necessidade da gestante.
ANÚNCIO
Com a finalidade de diminuir as dores nas pernas, é aconselhável consumir abundantemente frutas, vegetais e alimentos com gorduras saudáveis. Graças às vitaminais, minerais e ômega 3, o sangue irá fluir sem problemas e evitará a tensão nas extremidades.
3. Beber água constantemente
O consumo diário de água e líquidos saudáveis é um dos melhores hábitos para aliviar dor nas pernas na gestação, pois combatem a inflamação e reativam a circulação. Além do mais, é fundamental para um excelente trabalho digestivo, reduzindo outros problemas como constipação.
4. Colocar as pernas para o alto
O cansaço nas pernas pode ser resultado do esforço físico e da pressão ocasionada pelo peso da gestação. Por causa disso, para combatê-lo naturalmente, basta colocar as pernas para o alto, seja no sofá ou sobre um banco pequeno, por exemplo.
Isto facilita o retorno do sangue para o coração e relaxa os músculos tensionados. É importante também se atentar a postura e evitar ficar com as pernas cruzadas por tempo prolongado.
5. Realizar massagens
As massagens relaxantes não apenas eliminam a sensação de cansaço, como também estimulam a circulação e o sistema linfático para evitar a retenção de líquidos e prevenir o inchaço. Vale destacar que são uma boa opção terapêutica para melhor a saúde mental, já que combatem o estresse e auxiliam a manejar a ansiedade.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.