O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano – perdendo apenas para a pele – e apresenta diversas funções fundamentais para o funcionamento do organismo, como por exemplo, ajudar na digestão com a produção da bile, e armazenar e produzir várias substâncias importantes para o corpo.
Por isso, é muito importante manter a saúde desse órgão, e isto é possível através de uma alimentação saudável, por exemplo. Existe uma enorme variedade de alimentos naturais que podem ser adicionados às refeições diárias para atingir este objetivo.
Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos para incorporar na dieta hoje mesmo? Confira 4 a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Alho
As propriedades anti-inflamatórias presentes no alho auxiliam a melhorar as funções do fígado. A alicina é responsável por exercer uma limpeza correta deste órgão, que necessita estar sempre saudável e livre de toxinas.
Entre seus benefícios também está o fato de regenerar a flora intestinal, ação que realiza em conjunto com o fígado para conseguir uma digestão saudável. O alho possui ainda a capacidade de ser antisséptico, antibiótico e antifúngico, funções essenciais para eliminar resíduos ou qualquer presença de fungos ou infecções.
2. Limão
O limão possui a quantidade ideal e necessária de vitamina C, flavonoides e carotenoides que são responsáveis por evitar a oxidação do fígado. Ele também exerce um ação protetora, diminui a inflamação ou alteração de seus tecidos.
Através do consumo desta fruta cítrica, os radicais livres são eliminados, melhorando a capacidade de processamento do açúcar. Além do mais, permite uma melhor saúde digestiva e também uma ação essencial na ativação do metabolismo.
3. Abacate
O abacate oferece múltiplos benefícios que vão desde o aporte de gorduras saudáveis, bem como a incorporação de fibras para purificar o corpo. As funções digestivas são muito beneficiadas com o consumo desta fruta. Isto porque ativa e ajuda a digerir os alimentos de maneira natural e segura.
O abacate é um protetor fiel do fígado, porém deve ser consumido com uma dieta rigorosa aconselhada por um nutricionista, já que quando consumido em excesso pode alterar os níveis de gordura no corpo.
4. Maçã
A maçã é uma aliada poderosa e útil para o fígado. Ela possui porcentagens fundamentais de vitaminas A e C que atuam como antioxidantes, protegendo assim as células e suas funções.
A presença da fibra nesta fruta age como um limpador natural, pois uma vez consumida, auxilia a acelerar a digestão e evita concentrações que alterem sua ação. É também um alimento detox, que elimina de maneira eficaz as toxinas.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.