Ter uma sensibilidade elevada é visto como uma grande fragilidade na sociedade moderna. No entanto, embora pessoas hipersensíveis possam sentir ansiedade e cansaço devido a isso, também está ligado a aspectos positivos. Vem ver quais são eles:
Como é ser uma pessoa com alta sensibilidade?
a terapeuta alemã Kathrin Sohst explica que uma pessoa altamente sensível tem um sistema neurossensorial muito mais desenvolvido e perceptivo do que a maior parte do mundo, por isso é muito afetada por diferentes estímulos.
A psicóloga Elaine Aron foi pioneira no conceito deixou claro que ser altamente sensível não é uma doença, mas um traço de personalidade que cerca de 15 a 20% da população possui.
As pessoas com esta característica são muito sensíveis ao seu ambiente; sons, cheiros e outras informações sensoriais podem ser intensos para eles e são capazes de perceber coisas imperceptíveis a olho nu para a maioria.
Os pontos fortes de ser uma pessoa altamente sensível
Do lado positivo, as pessoas altamente sensíveis se distinguem por sua grande criatividade, alto senso de justiça, enorme compreensão e ampla consciência de seus arredores. Aqui estão quatro pontos fortes de ter alta sensibilidade, de acordo com o Medical News Today :
Habilidades sociais
Pessoas altamente sensíveis são capazes de perceber coisas que os outros não percebem. Como gestos de linguagem corporal e outras dicas sutis que os ajudam a desenvolver grandes habilidades sociais.
Alta empatia
Conforme mencionado, devido à sua natureza, as pessoas com essa característica são mais sensíveis às emoções e humores dos outros. Graças a isso, eles obtêm mais informações de outras pessoas.
Por isso, são capazes de detectar as motivações e inclinações dos outros, habilidade que pode torná-los excelentes gerentes ou negociadores.
Sensibilidade ao meio ambiente
Por causa de sua capacidade de ver coisas que os outros não veem, as pessoas hipersensíveis podem ver sinais no ambiente que os outros não veem. No lugar certo, eles podem ajudar a identificar e detectar perigos.
Vida interior mais rica
Outra vantagem de ser altamente sensível é a capacidade de ter uma vida interior mais rica. Bem como pontos fortes nos relacionamentos e um processo de informação mais profundo.
“As mesmas coisas que podem causar estresse também podem ser prazerosas, como quando você está na natureza, ouvindo música, ou apaixonado, você percebe tudo de uma forma mais intensa”, apontou a autora do livro “O poder da sensibilidade”.
+ AUTOESTIMA
- Será que as redes sociais estão afetando sua autoestima?
- A técnica do espelho para melhorar sua autoestima
- Desperte sua confiança: descubra 3 características de mulheres com autoestima elevada
- Entenda como a terapia pode ajudar a melhorar a autoestima
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas