O refrigerante é uma bebida não alcóolica gaseificada amada pela maioria das pessoas e uma das mais populares disponíveis no mercado. No entanto, embora seu consumo diário seja viciante, pode ocasionar diversos males à saúde.
ANÚNCIO
Obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo, são alguns dos perigos que a alta quantidade consumida de refrigerante pode causar. Por isso, é muito importante frear a ingestão desta bebida e optar cada vez mais por líquidos saudáveis como água e sucos naturais.
Além do mais, ao fazer isso, mudanças interessantes e positivas podem acontecer com o seu corpo. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas? Confira 8 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:
1. Você se sentirá com mais energia
O consumo de refrigerante aumenta os níveis de glicose no sangue, influindo no surgimento da fadiga e dos problemas de concentração. Seus compostos químicos afetam o processo de hidratação das células e reduzem a capacidade de oxigenação dos tecidos. Por isso, ao parar de tomar esta bebida, você se sentirá menos cansada e seu rendimento físico e mental será melhor.
2. Você evitará problemas dentários
Os ácidos que os refrigerantes possuem, além de seus açúcares refinados, deterioram o esmalte que protege os dentes e os deixa suscetíveis às infecções. Com o passar do tempo, as substâncias químicas vão causando manchas amareladas nos dentes, ao enfraquece-los, influem no surgimento de problemas como cáries.
3. Você perderá peso
O peso corporal começa a diminuir ao parar de tomar refrigerante. Os altos níveis de açúcar que eles possuem são uma das principais causas de transtornos metabólicos, por isso favorecem o sobrepeso. Isto também se aplica aos refrigerantes ‘light’ e ‘zero’, pois embora contenham menos calorias, também acabam afetando o metabolismo.
4. Você terá menos ansiedade por comida
Ao evitar o consumo de refrigerantes, o cérebro pouco a pouco vai se adaptando a bebidas mais saudáveis e, posteriormente, reduzem os episódios de desejo por comida. O açúcar e os adoçantes artificiais aumentam a produção dos hormônios que causam fome, por isso é comum sentir vontade de comer ao consumi-los.
ANÚNCIO
5. Você evitará problemas ósseos
Os refrigerantes, sobretudo aqueles com gás, são grandes inimigos da saúde óssea. Seus altos teores de fósforo e conservantes reduzem a absorção de cálcio, o que causa problemas de perda de densidade óssea. Por sua vez, isso acelera o desgaste dos ossos e leva a doenças crônicas como osteoporose.
6. Você manterá uma boa saúde digestiva
É bom saber que parar de tomar refrigerantes pode colaborar para evitar problemas na saúde digestiva, ainda que seja verdade que muitos fatores influem nesse sistema. Os compostos dessas bebidas alteram o pH da flora intestinal e aumentam o excesso de gases e acidez.
7. Você terá uma pele mais saudável
Os refrigerantes podem acelerar a deterioração celular da pele e levar ao desenvolvimento de sinais precoces de envelhecimento, por causa de seu alto teor de substâncias químicas e açúcar refinado. Isto aumenta a presença de toxinas no sangue e, ao reduzir a capacidade de oxigenação, faz com que a pele fique seca e opaca.
8. Você diminuirá o risco de sofrer de cálculos renais
Os cálculos renais são pequenas pedras de resíduos minerais que ficam acumuladas nos rins quando eles não podem eliminá-los por meio da urina. Sua presença obstrui os dutos urinários e pode ocasionar sérias complicações de saúde.
As bebidas adoçadas, incluindo os refrigerantes, aumentam consideravelmente o risco de sofrer com esta doença, já que possui toxinas e substâncias químicas que dificultam o processo de limpeza renal. Quem as ingere, corre o dobro do risco de sofrer de pedras nos rins.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.