Manter uma boa hidratação é fundamental para que o corpo funcione bem e fique saudável. O consumo diário de água ajuda a regularizar quase todas as funções do organismo.
Além do mais, proporciona diversos benefícios, como o aumento da resistência física e a perda de peso. Por isso, beber pouca água diariamente pode trazer algumas consequências complicadas para a saúde a longo prazo, afetando a qualidade de vida.
Sendo assim, que tal conhecer alguns sinais que o seu corpo envia para avisar que você está ingerindo pouca água para aumentar o consumo o quanto antes? Confira 7 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Prisão de ventre
A prisão de ventre é um transtorno digestivo caracterizado pela incapacidade ou dificuldade de eliminar as fezes regularmente. Ela desencadeia uma reação inflamatória no intestino, alterando a atividade das bactérias saudáveis e ocasionando acúmulo excessivo de gases.
O aparecimento da prisão de ventre pode se dar pelas escolhas alimentares ruins, ainda que também seja frequente naqueles que não tomam água suficiente. O líquido atua como um lubrificante intestinal, facilitando o transporte dos rejeitos até que possam ser eliminados.
2. Pele seca
O aspecto seco e opaco que a pele apresenta pode ser um dos primeiros sinais de desidratação. Apesar de estes sintomas poderem ocorrer por causa de fatores externos, não se pode ignorar que a falta de água é uma das principais causas.
A água participa no transporte correto do sangue através das veias, sendo a chave para manter uma boa produção de óleos na pele. Sem este líquido, as células da derme secam e não acontece o processo de regeneração.
3. Boca e língua seca
A falta de líquidos no organismo pode provocar o ressecamento da boca e da língua, diminuindo a produção de saliva. Isto costuma se manifestar com uma frequente sensação de sede que, geralmente, se ameniza ao ingerir água em seu estado natural.
4. Bolsas e olheiras
As olheiras e bolsas que se formam em torno dos olhos podem ser outros sinais de que você bebe pouca água. Isto acontece devido à desidratação, que gera retenção de líquidos e inflamação.
A pouca quantidade de água interfere na ação do sistema circulatório, impedindo que o sangue oxigene as células de maneira correta. Isto se soma à retenção de toxicas, afetando a saúde cutânea.
5. Dores musculares
A água é um fator importante para equilibrar os eletrólitos do corpo, substâncias que regulam a saúde muscular. Os músculos precisam se manter hidratados para se conservarem fortes e livres de inflamação.
6. Enxaqueca
Isto acontece devido ao fato de que a desidratação afeta a capacidade de oxigenar as células e transportar os nutrientes, aumentando o estresse e a tensão no crânio. Os líquidos são importantes para manter o bom funcionamento do sistema nervoso e da atividade hormonal.
7. Mudanças na urina
Basta analisar os hábitos de micção para suspeitar que a falta de água está afetando os rins, como por exemplo, quando você começa a ir com menos regularidade ao banheiro e, ao fazê-lo, sua urina tem um amarelo mais forte.
É possível também que o odor esteja mais forte do que o normal por causa do pouco líquido. Algumas vezes, acontece até o desejo de urinar, mas ao ir ao banheiro, nada sai. A tendência de sofrer de infecções urinárias aumenta de maneira alarmante.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.