Na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, o inverno começará no Brasil. Caracterizado como a mais fria entre as quatro estações, é bastante comum ficarmos mais resfriadas neste época do ano, já que o clima facilita o ressecamento nas vias respiratórias.
ANÚNCIO
Sendo assim, é muito importante manter os cuidados básicos diários com a saúde na chegada do inverno para evitar ficar doente. Para isso, existem algumas dicas simples que podem ajudar. Que tal conhecer algumas delas? Confira 5 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:
1. Proteja a garganta
A garganta é uma região bastante exposta. Quando as medidas adequadas não são tomadas no inverno para protegê-la, provavelmente você pode sofrer de anginas, até o ponto de precisar consumir antibióticos, drogas que fazem muito bem, mas que prejudicam significativamente as defesas. Por isso, é sempre bom manter a garganta bem protegida, seja com um lenço ou cachecol, por exemplo.
2. Tenha cuidado com os contrastes de temperatura
Para fugir dos resfriados no inverno, é muito importante evitar as mudanças de temperatura. Entretanto, se for algo inevitável, deve-se proteger da maneira correta. Por exemplo, se entrar em uma loja que estiver muito quente e quando sair, a temperatura da rua for bem menor.
A forma de se proteger é usar agasalhos e, mesmo que passe calor dentro do local, não usar mangas curtas. Isto pode deixar você mais fria e estará mais propensa a ter um resfriado.
3. Escolha sair durante o dia
Muitas pessoas que sofrem de resfriados no inverno, ainda que se protejam, normalmente saem muito à noite. Entretanto, nesta estação do ano, isso não é o mais adequado.
No inverno é melhor sair durante o dia, já que a noite há uma queda drástica de temperatura. Isso torna mais difícil se proteger corretamente e evitar que qualquer parte do corpo seja afetada pelo frio, como a garganta, por exemplo.
ANÚNCIO
4. Se atente para o frio dos pés
Muitas vezes, no inverno, ao invés de usar botas ou sapatos que esquentam os pés, algumas pessoas escolhem usar calçados esportivos ou aqueles que estão na moda. Entretanto, isso não é adequado para esta estação do ano.
Além do mais, muitas pessoas usam meias pequenas, que não podem ser vistas, e que deixam essa área mais exposta ao frio. Portanto, proteger os pés corretamente durante o inverno ajuda a evitar resfriados e a se sentir muito melhor.
5. Cuide da sua alimentação
Para evitar resfriados no inverno, é muito importante também se atentar aos alimentos e vitaminas consumidas, já que podem ajudar a fortalecer as defesas. Se você oferecer ao corpo as vitaminas necessárias, como as vitaminas A e C, ele poderá prevenir muito melhor os resfriados.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.