Como humanos, somos seres sociáveis. Ou seja, necessitamos do outro para garantir nossa sobrevivência. No entanto, ter momentos só também é um processo importante para o nosso desenvolvimento. Já que é na solidão que podemos nos conhecer melhor e entrar em contato com nossas emoções.
Por isso, ter medo de estar sozinha pode indicar que temos problema com nossa autoestima. Além disso, pode impactar na nossa qualidade de vida. Será que você tem medo e nem mesmo sabe disso? Confira alguns sinais:
Evitar passar tempo sozinha
Este sinal pode ser identificado quando estamos constantemente rodeados de pessoas ou nos ocupamos com muitas atividades para evitar estar conosco.
Desconforto quando fica sozinha
É outro sinal que pode indicar que temos medo de ficar sozinhas. Quando nos sentimentos tristes, ansiosas ou angustiadas ao estar só, isso pode indicar que temos dificuldade de lidar com nossas emoções.
Relacionamentos insatisfatórios
Mesmo não estando feliz em uma relacionamento, seja de amizade ou romântico, a pessoa que tem medo de ficar sozinha acaba permanecendo nessas relações. Tudo para evitar a solidão.
Ansiedade ou pânico ao pensar em ficar sozinha
Só a ideia de passar um tempo sozinha gera uma sensação de ansiedade, medo e abandono.
Busca constante por distrações
Uma pessoa que se envolve em atividades excessivas, como trabalhar demais, pode estar passando pelo problema do medo de ficar sozinha. Ela faz isso para evitar sua própria companhia.
Necessidade de preencher o vazio emocional
Outro sinal é a busca constantemente a atenção e o afeto de outras pessoas para preencher um vazio emocional que a pessoa pode ter.
Dificuldade em aproveitar a própria companhia
Uma pessoa que tem medo de ficar sozinha, geralmente, não gosta de sair para tomar um café, viajar ou até mesmo passear sem a companhia de alguém.
+ AUTOESTIMA
Shonda Rhimes pode ser nossa professora sobre autoestima; aqui estão suas lições valiosas
Coisas que você deveria abandonar pelo bem do seu amor-próprio
4 cristais que podem ajudar a melhorar a autoestima
Complexo de inferioridade: será que você tem e nem sabe?
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas