Estilo de Vida

Os melhores alimentos para manter a saúde do cérebro, segundo Harvard

Uma psiquiatra nutricional e professora de Harvard, recomenda alguns alimentos!

ANÚNCIO

A especialista Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, explica que há alimentos que melhoram o humor, a memória e ajudam o cérebro a ser muito mais saúdavel.

A especialista indica que a saúde mental e a alimentação se complementam da mesma forma que o cérebro e o intestino. Para ela, um dos fundamentos biológicos para entender essa relação tem a ver com o fato de que o cérebro e o intestino têm sua origem nas mesmas células do embrião e permanecem conectados à medida que o ser humano se desenvolve”, explicou para a BBC Mundo.

Portanto, se não tiver uma alimentação saudável, o intestino se inflama e a pessoa pode ser afetada por ansiedade e desenvolve doenças como a depressão.

"Há uma ligação direta entre a comida e o estado de humor", diz a especialista.

Estes são os 6 alimentos mais benéficos para melhorar o estado de humor e reforçar a saúde do seu cérebro:

Especiarias

São conhecidas por suas propriedades antioxidantes. A cúrcuma, por exemplo, reduz a ansiedade. Por outro lado, o açafrão é outra especiaria que a especialista adora, pois "tem efeitos no transtorno depressivo maior".

Alimentos fermentados

Os alimentos que foram processados ​​através de fermentação têm sido consumidos por milhares de anos, e são uma parte importante da dieta de muitas culturas. Alguns exemplos de alimentos fermentados são queijos, vinhos, cervejas, iogurtes, chucrute, picles, e até mesmo alguns tipos de pão.

Alimentos fermentados são ricos em probióticos, que são micro-organismos benéficos que podem ajudar a melhorar a saúde digestiva. Eles também são ricos em vitaminas e minerais, e alguns alimentos fermentados têm sido mostrados para ter propriedades antioxidantes.

Além disso, alguns alimentos fermentados também têm sido mostrados para ter propriedades anti-inflamatórias.

Além do iogurte natural, há variedades como chucrut, kimchi e kombucha. "O iogurte rico em probióticos pode ser uma parte poderosa da dieta", acrescenta Naidoo, mas não recomenda que seja submetido a calor.

Nozes

Além de serem anti-inflamatórios e antioxidantes, acelera o pensamento e a memória. Naidoo recomenda comer 1/4 de xícara por dia.

Chocolate Amargo

Conhecido como uma excelente fonte de ferro, protege as neurónios e ajuda o estado de espírito. Para 2019, um estudo indicou que 70 por cento de 13 mil adultos diminuíram os sintomas depressivos com o chocolate amargo.

“Adoro misturar abacates, grão-de-bico e azeite de oliva como uma deliciosa pasta para passar em uma torrada de pão integral ou como molho para vegetais recém cortados”, acrescenta Naidoo.

Por fim, o alimento essencial para o cérebro são as verduras de folhas verdes: “Verduras como espinafre e acelga também são uma excelente fonte de ácido fólico”.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO