Estilo de Vida

A peperômia se tornará sua planta de casa favorita e esses são os motivos

Suas lindas e frondosas folhas se encarregarão de decorar sua casa

A peperômia se tornará sua planta de casa favorita e esses são os motivos
A peperômia se tornará sua planta de casa favorita e esses são os motivos (Foto: Reprodução/Freepik)

Folhas frondosas, bonitas e originais. Assim poderíamos definir a peperômia, uma das plantas que todos devemos conhecer e uma das mais decorativas. Seu formato espetacular chama muita atenção, por isso é uma das plantas mais utilizadas recentemente para decorar as casas.

ANÚNCIO

Além disso, é fácil de cultivar, o que vem ganhando adeptos, não exige cuidados e não precisa de muita luz para crescer. Ensinamos tudo o que você precisa saber sobre a peperômia, a planta da moda!

TIPOS DE PEPEROMIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Peperômia é uma planta de casa resistente. É uma planta pequena, a maioria das espécies não ultrapassa os 30 centímetros de altura. Isso significa que você nem precisa transplantá-la, pois suas raízes são pequenas.

Quanto à sua característica principal, destacam-se as suas folhas grandes. Eles vêm em uma variedade de formas, de redondos a em forma de coração, e em uma ampla variedade de cores, desde verdes, cinzas, vermelhos e muito mais. Quanto às suas flores, são menos perceptíveis e por vezes pouco apreciadas. Claro, mesmo que você se apaixone por esta planta, você deve ter paciência, pois ela cresce lentamente.

Peperômia caperata

Conhecida como peperômia crespa, possui folhas onduladas e verde-escuras. Esta planta é originária dos trópicos e, portanto, gosta de umidade. No entanto, também se adapta aos níveis de umidade da maioria das casas. Se a umidade for muito baixa, você pode borrifar a planta ou colocá-la em uma bandeja de seixos com água para aumentar a umidade.

Peperômia obtusifolia

Também conhecida como peperômia de folha redonda ou planta de borracha bebê, possui folhas grandes e redondas. Geralmente cresce até 25 cm de altura, mas alguns espécimes podem se tornar maiores. Tem crescimento lento/moderado e produz flores verdes em forma de espiga.

Peperômia argyreia

Conhecida como peperômia melancia por suas folhas verde-prateadas que lembram a casca de uma melancia. Geralmente é uma planta pequena, normalmente crescendo não mais que 30 cm de altura.

ANÚNCIO

Peperômia scandens

Conhecida como peperômia trepadeira, é uma espécie pendurada que pode ser cultivada em vasos. Esta espécie de planta trepadeira ou suspensa pode crescer até 1 metro ou mais se receber suporte adequado para trepar, ou pode ficar pendurada.

Peperômia griseoargentea

Conhecida como peperômia prateada, suas folhas possuem uma tonalidade cinza-prateada que lhes confere um aspecto único. Produz pequenas flores verdes em forma de espiga, embora estas não sejam o principal atrativo da planta.

COMO CUIDAR DE UMA PLANTA DE PEPEROMIA

A Peperomia é uma planta de fácil cuidado e ideal para iniciantes ou para quem não tem tempo, mas quer decorar a casa com um toque fresco e verde.

Onde colocar a peperomia

O local ideal para sua peperomia vai depender das necessidades específicas da espécie que você possui.

Irrigação

Peperomia não precisa ser regada com frequência. Na verdade, o excesso de água pode ser prejudicial. Como regra geral, regue a planta quando a camada superior do solo estiver seca ao toque. Isso geralmente significa regar uma vez por semana no verão e a cada duas semanas no inverno.

Adubo

Durante a estação de crescimento (primavera e verão), você pode fertilizar sua peperômia uma vez por mês com um fertilizante de planta de casa diluído até a metade.

Luz

Peperomia geralmente prefere luz indireta, embora também possam tolerar luz de intensidade média. A luz solar direta pode queimar as folhas, portanto, é recomendável colocá-las em um local com luz filtrada. Janelas voltadas para o leste ou norte geralmente são bons lugares, assim como espaços próximos a janelas, mas protegidos da luz solar direta.

Temperatura

Peperomia prefere temperaturas quentes e estáveis, em torno de 18-24 graus. Evite colocar sua planta perto de correntes de ar frias, como portas ou janelas externas com correntes de ar, ou em locais com mudanças bruscas de temperatura.

PRAGAS COMUNS NA PEPEROMIA

As plantas de peperomia são bastante resistentes, mas ainda podem ser suscetíveis a várias pragas comuns de plantas domésticas:

  • Ácaros. Eles podem levar a deformar as folhas da peperomia. Você pode ver pequenas teias de aranha na planta se tiver uma infestação de ácaros.
  • Cochonilhas Esses insetos se prendem à planta e sugam seus sucos. Cochonilhas são geralmente de cor branca ou cinza e podem aparecer como pequenas massas de algodão nas folhas ou caules da planta.
  • Pulgões. Esses minúsculos insetos também sugam os sucos das plantas e podem ser de várias cores, incluindo verde, preto, marrom, vermelho ou amarelo. Os pulgões são frequentemente encontrados em novos crescimentos e na parte inferior das folhas.
  • Tripes. Os tripes são pequenos insetos que também sugam os sucos das plantas. Eles podem causar manchas prateadas ou descoloração nas folhas.
  • Mosca de fungo. Embora não seja uma praga per se, as larvas da mosca do fungo podem ser problemáticas para as peperômias, especialmente se o solo estiver muito úmido. As larvas da mosca do fungo são pequenas e brancas e são encontradas no topo do solo.

Para tratar essas pragas, você pode usar um inseticida para plantas domésticas ou fazer um inseticida caseiro com água e sabão neutro. A prevenção é a melhor defesa contra as pragas, por isso certifique-se de verificar sua planta regularmente em busca de sinais de pragas e evite o excesso de água, o que pode criar um ambiente propício às pragas.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

5 suculentas solares gigantes que são perfeitas para decorar sua casa

3 suculentas coloridas e que adoram sol para você enfeitar o seu jardim

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias