De tempos em tempos, surge a dúvida sobre a frequência com que é necessário tomar banho e lavar o cabelo. Não faltam discordâncias sobre esse assunto. Além disso, é preciso levar em conta que cada pessoa tem uma série de hábitos adquiridos que dificilmente resistirá a mudar e, portanto, procurará motivos para reafirmar seus hábitos.
Mas para acabar com todos os argumentos e opiniões, a ciência nos diz sobre a frequência com que você deve lavar o cabelo e tomar banho. Se você quiser saber o que os dermatologistas dizem que é mais saudável para você, aqui está a resposta. Tudo o que é preciso é ciência e bom senso.
Uma questão de higiene
Algumas pessoas tomam banho e lavam o cabelo todos os dias, outras em dias alternados e outras ainda apenas uma vez por semana. Mas, antes de tudo, precisamos deixar uma coisa clara para não sermos enganados por afirmações genéricas.
Você deve lavar o cabelo sempre que necessário, ou seja, quando ele estiver sujo, assim como o resto do corpo. Se você suou durante um exercício ou esforço físico, se pulou de cabeça no mar ou se suou sem parar em uma onda de calor, por exemplo, precisará tomar banho de cima para baixo, inclusive o cabelo. Se estiver sujo, a higiene é imprescindível. Mas, fora isso, é necessário esclarecer para os casos mais gerais onde está a discussão: você deve lavar o cabelo todos os dias?
Frequência de lavagem dos cabelos
Com exceção das circunstâncias em que a lavagem é indiscutível, você não precisa lavar o cabelo todos os dias se não for necessário. A frequência é diferente para cada caso individual, pois diferentes fatores precisam ser levados em consideração, dependendo das características de seu cabelo e couro cabeludo. A American Academy of Dermatology Association (AAD) indica três pontos a serem considerados: se o cabelo é liso ou cacheado, se é colorido ou quimicamente tratado e se é oleoso ou não oleoso.
Se você tiver cabelos oleosos, provavelmente precisará lavá-los diariamente. Pessoas com cabelos coloridos ou cacheados podem precisar lavar com menos frequência, pois seus cabelos são mais secos e, portanto, demoram mais para ficar sujos. Lembre-se também de que, à medida que envelhecemos, o couro cabeludo secreta menos óleo, portanto, a frequência de lavagem também será reduzida.
De qualquer forma, há várias características que lhe dirão se seu cabelo precisa ser lavado. Se ele não brilha ou parece sujo, se parece oleoso ou se você usa muitos produtos para modelar o cabelo, ele definitivamente está pedindo água e xampu. Lembre-se de que quanto mais géis, mousses, cremes para pentear e sprays de cabelo você usar, mais frequentemente precisará lavá-lo.
Frequência dos banhos
As opiniões variam quanto à frequência do banho, mas muitos dermatologistas são claros. A Academia Espanhola de Dermatologia e Verenologia recomenda no máximo uma ducha por dia, pois a pele perde 25% de sua umidade natural no processo. Portanto, a recomendação geral é tomar banho uma vez por dia, se você não tiver problemas de pele e, principalmente, se sua pele for oleosa.
De qualquer forma, é melhor tomar banhos curtos e, ao se secar, hidratar a pele. No que diz respeito aos géis e sabonetes para banho, é melhor que sejam de Ph neutros e sem fragrância. Essas fórmulas suaves ajudam a respeitar e proteger o equilíbrio da pele.
Lembre-se de que, conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as duchas não devem exceder cinco minutos. Isso não apenas protege o meio ambiente e economiza água, mas também protege sua pele. Tomar banho por mais tempo do que isso pode eliminar os microrganismos e as bactérias que mantêm sua pele em perfeita saúde.
Portanto, a OMS recomenda uma ducha diária de cinco minutos. Observe também a necessidade de uma segunda ducha por dia se estiver muito quente, se você tiver praticado alguma atividade física extenuante ou se tiver ido à academia. Lembre-se sempre de que essa segunda ducha deve ser excepcional. Somente quando você realmente precisar.
Frequência de banhos em crianças
Para as crianças, a American Academy of Dermatology Association (AAD) afirma que o banho é necessário quando elas estiverem sujas ou com forte odor corporal, se tiverem entre seis e 11 anos de idade. No entanto, geralmente deve ser feito uma ou duas vezes por semana. Para crianças acima de 12 anos e adolescentes, recomenda-se banhos diários, bem como toda vez que se exercitarem ou suarem muito. Isso os coloca no mesmo nível dos adultos.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.