Estilo de Vida

5 lindas plantas que crescem na água e são muito fáceis de cuidar (não precisam de terra)

Contamos o que você precisa saber sobre as plantas que você pode cultivar na água

ANÚNCIO

Se te perguntassem do que uma planta precisa para viver, o que você diria primeiro, água ou solo? Se você não tem terra em casa, mas está morrendo de vontade de expandir seu pequeno oásis verde de plantas de interior e exterior, aqui está uma boa solução: plantas que crescem na água.

Tão fácil quanto comer um abacate e aproveitar seu caroço para que, em cerca de duas semanas, comece a germinar. Este seria o exemplo mais conhecido, mas na realidade existem muitos mais. Outras plantas fáceis de cultivar na água são hera, jiboia, cóleus, begônia e, claro, suculentas, pois criam raízes com mais facilidade.

Basta colocá-los em um recipiente de vidro adequado ao seu tamanho e trocar a água quando perceber que está sujo (aproximadamente uma vez por semana). Você pode aproveitar para limpar o recipiente com água e sabão se quiser, sempre enxaguando bem.

Para compensar a falta de solo, você precisará fertilizá-los regularmente com um fertilizante líquido específico, dependendo da planta em questão. Siga sempre as instruções do fabricante.

QUAIS SÃO AS PLANTAS QUE CRESCEM NA ÁGUA?

Além do que foi explicado acima, as plantas que crescem na água também seriam literalmente plantas aquáticas, ou seja, aquelas que vivem total ou parcialmente submersas em lagoas, lagos ou similares. O nenúfar, o junco, o feto de água ou o junco seriam alguns dos exemplos mais conhecidos.

Abaixo, mostramos algumas das mais belas plantas que crescem na água e seus cuidados básicos.

HERA

A hera inglesa (Hedera helix) é uma das plantas de exterior ideais para o jardim, embora também se dê bem em vaso. Se você já tem uma e quer ter mais, vá em frente e cultive-a em um recipiente com água. O ideal é usar estacas que não sejam muito pequenas, mas com cerca de 20 cm. Para garantir que crie raízes rapidamente, você precisará submergir os caules até a metade.

CÓLEUS

Se você tem um Coleus (Solenostemon) em casa, não nos surpreendemos que você queira reproduzi-lo. Suas folhas aveludadas e coloridas impressionam! Para fazer isso, você terá que cortar galhos com cerca de 8 cm de comprimento e remover as folhas inferiores. Em seguida, coloque as mudas em um recipiente com água, cuidando para que as folhas não fiquem molhadas. Após 8 ou 10 dias você poderá ver as raízes. Espere mais um longo tempo para plantá-lo.

JIBOIA

A joboia (Epipremnum aureum) é uma das plantas de interior mais populares, graças à sua resistência e capacidade de absorção de calor. Se quiser cultivá-la na água, basta cobrir bem a ponta do caule e ter um pouco de paciência. Para que ao invés de crescer em altura, ela se concentre nas hastes secundárias, você deve beliscar as pontas, ou seja, beliscá-las energicamente com o dedo indicador e o polegar. Assim, do mesmo caule brotarão dois.

BABOSA

A babosa é uma daquelas suculentas fáceis de cuidar e crescer na água, como vimos no início do artigo. Escolha um broto saudável e de bom tamanho e, depois de limpo, coloque-o em um vaso de vidro transparente. Encha ¾ com água, forneça luz e algum fertilizante líquido. Por mais que tenha raízes, você pode transplantá-la se quiser.

BEGÔNIA

A begônia (Begonia semperflorens) é outra das plantas que se propagam facilmente por estaquia na água. Você precisa de uma planta adulta, um copo ou recipiente com água potável e uma tesoura adequada desinfetada com álcool. Escolha ramos de pelo menos 10 cm, retire as folhas inferiores e coloque cada estaca em meio copo de água. Troque a água a cada vários dias, até que as raízes tenham 3 centímetros.

ABACATE

Se você está curioso para saber como plantar um caroço de abacate, está com sorte porque é super fácil. Fure o caroço limpo com três ou quatro palitos bem no meio. É assim que ele vai segurar quando você o colocar em um copo com água, mantendo-o submerso com uma parte de fora (a parte mais pontiaguda). Levará cerca de um mês para germinar. É uma evolução lenta, mas é muito emocionante ver seu progresso. Ideal se você tem crianças em casa.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

As 2 suculentas que é melhor ter na sombra, porque NÃO gostam de sol

As folhas das suas plantas estão murchas ou secas? Veja esta dica infalível para recuperá-las

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO