Estilo de Vida

Como cuidar da alocasia, uma planta de interior original e fácil de manter

Lindo, resistente e perfeito para decorar sua casa

Como cuidar da alocasia, uma planta de interior original e fácil de manter
Como cuidar da alocasia, uma planta de interior original e fácil de manter (Foto: Reprodução/Pexels)

Existem plantas muito fáceis de cuidar e resistentes, mas também com uma aparência original que dará vida ao seu cantinho verde. Uma dessas plantas é a alocasia, também conhecida como cara de cavalo. Esta espécie exótica é ideal para decorar o interior da sua casa, mas também, se vive num clima quente, também pode tê-la no exterior. Contamos tudo o que você precisa saber sobre alocasia.

ANÚNCIO

Características da alocasia

Alocasia é uma planta de casa nativa das regiões tropicais do Sudeste Asiático. É conhecida por suas folhas grandes e vistosas, com formas e cores variadas que podem se assemelhar ao formato da cara dos cavalos. Por esse motivo, é popularmente conhecida assim. A alocasia, além disso, é uma planta que pode crescer bastante, dependendo do espaço que tiver para desenvolver suas raízes. E não são só as folhas que crescem, existem variedades que chegam a medir 5 metros.

Tipos de alocasia

Existem diferentes variedades de alocasia, algumas das mais populares são:

- Alocasia Polly ou Alocasia amazonica Polly: caracteriza-se por apresentar folhas verdes com veios brancos ou prateados. Tem um tamanho compacto, o que o torna perfeito para ambientes internos e se adapta muito bem a diferentes condições de luz e umidade.

- Alocasia Zebrina: destaca-se por suas folhas, que apresentam um padrão de listras brancas e verdes, semelhante a uma zebra. Cresce mais que a variedade anterior e se caracteriza por sua aparência elegante. É o que você vê na imagem acima.

- Arraia Alocasia: suas folhas lembram o formato de uma arraia manta. Pode crescer muito.

- Alocasia Regal Shield: suas folhas são grandes e pontiagudas, em forma de escudo, e em tons de verde e roxo. Possui porte médio, mas suas folhas podem chegar a 30 cm de diâmetro.

ANÚNCIO

Como cuidar da alocasia: luz e temperatura

Uma das condições para que a alocasia prospere é proporcionar-lhe um ambiente em que haja luz indireta brilhante. O ideal é evitar o sol direto, principalmente nas horas mais quentes do dia, pois isso pode queimar suas folhas. O local mais adequado é perto de uma janela onde receba luz filtrada ou em um local claro

Outro aspecto fundamental é a temperatura e porque se adapta tão bem aos interiores. E é que esta planta se desenvolve melhor em temperaturas quentes, entre 20 e 28 °C durante o dia e não menos de 15 °C à noite. Evite também expô-lo a correntes de ar frio.

Como regar a alocasia

Uma das necessidades mais importantes da alocasia é a irrigação, e é que essa planta de interior precisa de um substrato úmido, mas não encharcado. Na verdade, o ideal é regar quando a camada superior do solo estiver seca ao toque, embora não se deva impedir que seque completamente. Um truque fácil é inserir um dedo ou enfiar no solo a uma profundidade de 2-3 cm; se sentir umidade, não é necessário regar. A frequência das regas pode variar de acordo com o clima e a época do ano, por isso fique de olho nas necessidades da sua planta.

Umidade: um básico no cuidado da alocasia

Para que a alocasia prospere, é necessário garantir um ambiente com alta umidade. Se a área onde você mora tem pouca umidade, você pode aumentá-la colocando um umidificador perto da planta ou criando um ambiente mais úmido. Uma forma é colocar uma bandeja com água e algumas pedrinhas sob o pote, evitando que o fundo do pote toque na água. Outra opção é borrifar as folhas com água regularmente.

Como deve ser o vaso e a terra

Como a alocasia precisa de ambiente e substrato levemente úmidos, é importante escolher um vaso com boa drenagem que evite o excesso de água acumulada. E é que esta planta tão original não tolera encharcamento. Por esta razão, um substrato bem drenado também é importante. Use uma mistura de solo para vasos com perlita ou casca de pinheiro para garantir uma boa drenagem e aeração do solo.

Tenho que adubar a alocasia?

Na primavera e no verão, durante a estação de crescimento, você pode fertilizar a alocasia a cada duas semanas. Use um fertilizante líquido para plantas verdes e siga as recomendações do fabricante. Durante o outono e inverno, quando a planta está dormente, reduza a frequência de adubação para uma vez por mês ou simplesmente pare de aplicá-la.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

Como cuidar de uma Peperômia em vaso: 3 cuidados básicos com a planta que atrai boa sorte

Desta forma, você vai garantir que sua energia flua melhor

08/08/2023 - 17:00

Samambaia: cuidados e características da planta que traz sorte para sua vida

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias