O café da manhã, além de delicioso, é a refeição mais importante do dia. Isto porque, ele proporciona para o corpo os nutrientes necessários para iniciar o dia com mais energia e também funcionar da maneira correta, garantindo o bom humor e a disposição para realizar exercícios.
ANÚNCIO
No entanto, é preciso estar atenta aos alimentos escolhidos para compor esta refeição, já que muitas escolhas estão longe de ser saudáveis e podem desencadear sérias consequências para o corpo.
Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos para evitá-los o quanto antes pela manhã? Confira 6 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Produtos industriais de padaria
Os produtos industriais de padaria possuem índices altos de carboidratos, gorduras saturadas e açúcares que podem pesar bastante no estômago. Isto, somado à contribuição de calorias negativas, aquelas que não fornecem valores nutricionais relevantes, são motivos suficientes para evitá-los no café da manhã.
2. Carnes embutidas
As carnes embutidas, inclusive aquelas que afirmam ser dietéticas, prejudicam a saúde e não devem ser adicionadas na dieta. O alto teor de sódio e gorduras saturadas destes alimentos pode, ao longo do tempo, levar a problemas de sobrepeso, colesterol e hipertensão.
Elas também pesam muito no sistema digestivo e podem desencadear inchaço abdominal, flatulências e refluxo ácido.
3. Cereais com açúcar
Embora algumas variedades ricas em fibras sejam saudáveis, a maioria dos cereais são preparações açucaradas que não oferecem benefícios para o corpo.
ANÚNCIO
Estes fazem parte do grupo de alimentos com ‘calorias negativas’ que não possuem nutrientes essenciais. Além do mais, o alto teor de açúcar e cores artificiais podem levar ao desenvolvimento de distúrbios metabólicos.
4. Sucos de frutas de caixinha
Embora pareçam uma opção refrescante e deliciosa para o café da manhã, os sucos de frutas de caixinha, mesmo aqueles que afirmam ser ‘enriquecidos com vitaminas’, estão repletos de açúcar e substâncias artificiais que não são boas para o corpo.
5. Iogurtes com sabores artificiais
O iogurte comercial, mesmo aquele com rótulo ‘diet’, possui substâncias adicionadas que afetam sua qualidade nutricional em relação ao iogurte 100% natural. Embora pareça saudável, não é nutritivo e seu consumo pode produzir acidez.
Sua ingestão, entre outras coisas, é desaconselhada porque produz maior liberação de fleuma, é carregado com açúcar e componentes artificiais e pode produzir inflamação abdominal.
6. Compotas, geleias e doces em conserva
Comer um pouco de geleia caseira não é ruim no café da manhã. No entanto, o problema é o consumo em excesso e aquelas vendidas em conservas nos supermercados. Apesar de serem alimentos feitos com frutas, seu alto teor de açúcar e aditivos artificiais diminuem sua qualidade nutricional.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.