Saúde e Bem-estar

Prisão de ventre: Conheça os alimentos que você deve evitar se sofre com este problema

Comer carne vermelha duas ou mais vezes ao dia, por exemplo, pode fornecer proteínas, mas também trazer problemas relacionados à prisão de ventre.

ANÚNCIO

A prisão de ventre, também chamada de constipação, é caracterizada quando alguém possui dificuldades para ir ao banheiro ou vai menos de três vezes por semana. Ela possui diversas causas, mas as mais comuns podem ser desidratação ou baixo consumo de fibras, por exemplo.

Ainda que, aos primeiros sinais deste problema, seja fundamental buscar ajuda médica, existem alguns hábitos que podem ajudar a aliviar a prisão de ventre, como por exemplo, monitorar cuidadosamente a alimentação diária.

Isto porque, há alimentos que podem piorar a saúde digestiva. Sendo assim, que tal conhecer alguns deles para evitar na dieta o quanto antes? Confira 6 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:

1. Chocolate

O chocolate é um alimento que pode ajudar a aumentar níveis de serotonina ou hormônio da felicidade. No entanto, seu consumo excessivo pode prejudicar o surgimento de constipação e distensão abdominal.

A maioria das marcas comerciais inclui o leite em seu preparo e, embora nem todas as pessoas sejam intolerantes a este alimento, seu teor de lactose tende a piorar o quadro. Além do mais, segundo especialistas, seu alto teor de açúcar muda a composição da microbiota intestinal, o que pode ocasionar problemas de trânsito.

2. Leite

Em estudos científicos, foi comprovado que, parar de consumir o leite de vaca, pode reduzir os sintomas da prisão de ventre. Ao que parece, ele pode ser prejudicial devido à sensibilidade que alguns têm às suas proteínas. No entanto, não acontece o mesmo com o leite fermentado. Neste caso, a colaboração dos probióticos produz melhorias no trânsito intestinal e disbiose.

3. Carne vermelha

Comer carne vermelha duas ou mais vezes ao dia fornecerá proteínas, mas também pode trazer problemas relacionados à prisão de ventre e, possivelmente, renais. Por isso, seu consumo deve ser controlado.

Este alimento possui poucas fibras, o que o torna difícil de evacuar. Além do mais, é complicado de digerir devido à alta concentração de gorduras.

4. Arroz branco

O arroz branco não é a melhor opção se você sofre de prisão de ventre. No entanto, isso não significa que se deve dizer adeus inteiramente a este alimento, pois consumi-lo tem grandes vantagens, como o fornecimento de energia e a melhora na aparência da pele, por exemplo.

A chave para obter todos os benefícios é que o arroz seja integral. O arroz branco é o mais comum no supermercado e também mais barato, mas para chegar a este ponto, teve que passar por processos em que perdeu sua fibra.

5. Sorvete

Se você sofre de prisão de ventre, deve evitar tomar sorvete. Embora esta seja uma má notícia, vale destacar que, quem sofre deste problema, pode ter sintomas piores ao ingerir alimentos à base de leite.

6. Banana verde

Comer banana madura pode ajudar no alívio da prisão de ventre. Entretanto, a banana verde tem o efeito oposto. Isto acontece porque ela possui um amido mais resistente, o que muitas vezes dificulta o processo de digestão.

Da mesma maneira, ela também contém mais taninos, substâncias usadas para reduzir a velocidade com que os alimentos passam pelo intestino. Sendo assim, é melhor evitar seu consumo.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/08/22/isso-e-o-que-voce-pode-fazer-para-despertar-a-motivacao-para-realizar-atividades-fisicas/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/08/21/evite-estes-alimentos-o-quanto-antes-no-seu-cafe-da-manha/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO