Estilo de Vida

Como cuidar da begônia maculata: a planta mais original para decorar a sua casa

E é muito mais fácil do que parece

Como cuidar da begônia maculata: a planta mais original para decorar a sua casa
Como cuidar da begônia maculata: a planta mais original para decorar a sua casa

A begônia maculata é uma das plantas mais originais que você pode adicionar ao seu recanto verde. Suas folhas marcantes e diferentes fazem dela uma espécie única para decorar qualquer canto da sua casa. Também conhecida como begónia escargot, esta planta é valorizada pelas suas folhas vistosas com pontos brancos que realçam a sua presença. E o melhor é que é uma planta bastante fácil de cuidar, o que a torna muito indicada para iniciantes. Esses são os cuidados essenciais que a begônia maculata necessita.

ANÚNCIO

Características da begônia maculata

A begônia maculata é uma planta nativa das regiões tropicais da América do Sul, especificamente do Brasil. Ela cresce naturalmente em áreas florestais úmidas e sombreadas. Geralmente mede entre 30 e 60 cm, embora em condições ideais possa crescer mais. A característica mais marcante da begônia maculata são suas folhas únicas e elegantes. Sua cor verde brilhante com manchas prateadas ou brancas em forma de pontos nas margens e nervuras chama a atenção. O formato de suas folhas é alongado e assimétrico.

Cuidados com Begonia maculata: luz e temperatura

Como muitas plantas de origem tropical, a begônia maculata necessita de luz indireta. Coloque a panela perto de uma janela por onde entra a luz filtrada, evitando a luz solar direta, principalmente nas horas mais intensas do dia. E é que o excesso de sol direto pode queimar suas folhas. Quanto à temperatura, o melhor é mantê-la entre 18 e 24 °C, evitando correntes de ar e temperaturas extremamente altas.

É assim que se rega a begônia maculata

Um fator muito importante no cuidado da begônia maculata é a irrigação. Faça isso quando a camada superior do substrato estiver seca. Você pode verificar enfiando um dedo ou um pedaço de pau na terra e, se sair seco, é necessária uma nova dose de água. Agora também não gosta de poças, então você deve controlar a quantidade de água que coloca, além de garantir uma boa drenagem. A título de curiosidade, é importante ressaltar que se a sua begônia receber luz adequada, poderá tolerar qualquer erro na rega, mas se faltar luz, tanto o excesso quanto a insuficiência de água podem ser cruciais.

Umidade, um cuidado importante

Por ser uma planta tropical, é normal pensar que a begônia maculata necessita de um ambiente com umidade abundante. Como conseguir isso? Você pode borrifar suas folhas diariamente com um pulverizador e assim reduzir o ressecamento do ar. Outra opção é colocar um prato com pedrinhas e água embaixo da panela, para que a água não toque no solo e a panela fique apoiada nas pedrinhas. A evaporação da água beneficiará sua begônia e proporcionará umidade ao ambiente.

Como deve ser o substrato e adubo da begônia maculata

Como comentamos, a begônia maculata não tolera bem o alagamento. Pensando nisso, é lógico que necessita de um substrato leve e que proporcione uma boa drenagem. Você pode fazer uma combinação de substrato universal combinado com perlita ou areia.

Quanto ao fertilizante, use fertilizante líquido na época de cultivo, na primavera e no verão. Faça isso a cada 2 ou 3 semanas, seguindo sempre as recomendações do fabricante. Durante o período de descanso, reduza a frequência.

ANÚNCIO

Quando e como podar a begônia maculata

A begônia não precisa ser submetida a podas regulares. Agora, se você perceber que tem folhas amarelas ou murchas, o melhor é retirá-las para estimular um crescimento mais saudável. Da mesma forma, você pode aparar um pouco as pontas das folhas, para obter uma planta com formato mais compacto e frondoso.

Como a begônia maculata se reproduz?

Existem várias formas de reprodução da begônia maculata. O mais simples é por meio de estacas. Para fazer isso, pegue uma estaca que contenha algumas folhas e corte-a abaixo do ponto onde as folhas se unem ao caule. Deixe secar ao ar por algumas horas e coloque em uma panela com uma mistura de turfa e perlita com substrato úmido (não encharcado).

Também pode-se reproduzir a begônia maculata por rizomas, mais indicado quando a planta mãe é grande. Retire a planta do vaso e sacuda o resto do substrato. Divida a planta em seções, de modo que cada seção tenha um rizoma saudável e algumas folhas. Plante-os novamente em vasos individuais. Regar moderadamente e colocar em local com luz indireta.

Doenças e pragas mais comuns

A begônia maculata, como muitas outras plantas de interior, pode ser atacada por algumas pragas e doenças. Entre as pragas mais comuns encontramos ácaros, pulgões e cochonilhas. Por sua vez, as doenças que a begônia maculata mais pode sofrer são mofo cinzento ou botrítis, manchas foliares ou ferrugem.

Caso a infestação seja grave, pode-se utilizar produtos específicos para controle de pragas e doenças, sempre seguindo as instruções do fabricante. Além disso, é aconselhável que você manuseie sempre suas plantas com as mãos limpas e ferramentas desinfetadas.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

Antúrio Vermelho: 4 coisas que você precisa saber antes de ter esta planta em casa

Aprenda como recuperar sua árvore de jade com apenas um ingrediente culinário

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias