A pele possui um papel fundamental na defesa do organismo contra fungos, bactérias e outros agentes externos que podem prejudicar o corpo. Por isso, é muito importante manter os cuidados básicos diários.
No entanto, é preciso entender que, o envelhecimento é um processo natural que todas as pessoas vão ter que passar um dia. Contudo, é importante estar atenta aos fatores que podem prejudicar e acelerar este processo, como por exemplo, a exposição ao sol, altos níveis de estresse e uma má alimentação.
Quando falamos em alimentação, é preciso ficar de olho e manter uma dieta equilibrada – e recomendada por um profissional – para deixar a pele saudável e radiante, e evitar aqueles alimentos que podem causar efeito contrário. Por isso, que tal conhecer alguns desses alimentos? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Frituras
Qualquer alimento que passe por óleo provoca inflamação no corpo. O efeito é pior se for gordura trans, pois pode aumentar o colesterol. Existem também diversos alimentos já preparados que passaram por um processo de cozimento em óleo, então é importante evita-los. Por isso, é recomendável que você aprenda a ler os rótulos ou prepare sua própria comida da maneira mais fresca possível.
2. Bebida alcoólica
Embora beber um copo de vinho de vez em quando traga certos benefícios para a saúde, deve consumi-lo com bastante moderação. Beber todos os dias faz com que as células envelheçam mais rápido. O problema é que o álcool não aporta nutrientes.
3. Pastelaria
A maioria dos pães e biscoitos possuem altos níveis de açúcar. Isto prejudica a produção de colágeno causando um envelhecimento mais rápido. Por isso, em vez de consumir pães comerciais, opte por pães integrais e sempre em pequenas porções. Uma boa alternativa é consumir cereais que fornecem gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, como quinoa ou aveia.
4. Junk food
Se você costuma comer sanduíches comerciais, pizzas e outros tipos de junk food frequentemente, deve saber que este tipo de alimento possui carnes processadas, gorduras trans e farinhas que colaboram para a inflamação corporal.
As gorduras fazem com que o fluxo sanguíneo seja atingido e a pele pareça menos fresca e saudável. Portanto, além de parar o consumo destes alimentos, é fundamental executar uma desintoxicação interna e externa.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.