A gravidez é uma das coisas mais especiais que podem acontecer na vida de uma mulher. Significa carregar no ventre alguém que, embora você ainda não conheça, já consegue amá-la de forma imensurável.
No entanto, é preciso destacar que os meses de gestação não são fáceis para a maioria das mamães. Eles vêm acompanhados de momentos de desconforto tanto mentais quanto físicos que podem ser difíceis de administrar, como o aumento de peso, as oscilações de humor e o inchaço em algumas partes do corpo, como nos pés.
Este último é bastante comum e, embora seja indispensável procurar auxílio médico antes de colocar em prática qualquer método para aliviar os sintomas deste problema, existem algumas dicas simples que podem ajudar, como a prática de exercícios.
Por isso, que tal conhecer alguns deles para colocar em prática? Confira 4 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Ginástica na piscina
Uma ótima opção para as gestantes são os exercícios que podem ser feitos em uma piscina, em especial, a prática de hidroginástica. Ela pode ajudar a melhorar a diurese e diminuir o inchaço nos pés durante a gestação. Além do mais, evita o impacto nas articulações, melhora a circulação e previne dores nas costas.
2. Imersão
Esta é uma técnica sem riscos e simples que aproveita os benefícios da água para combater o inchaço dos pés na gestação. Além do mais, é relaxante para a última fase da gravidez, quando cresce a ansiedade.
Para realizar a imersão de forma correta, é preciso se sentar na banheira com as pernas na horizontal e com a água até a cintura. Esta técnica também pode ser feita em um lugar onde possa ficar em pé com a água até os ombros. A temperatura ideal é de cerca de 32ºC.
3. Caminhada
A caminhada é um dos exercícios mais simples e eficazes durante a gestação para aliviar ou prevenir o inchaço nos pés. O risco de ferimentos ou outros problemas é baixo e, por outro lado, é agradável e benéfica para a saúde geral.
Esta atividade deve ser moderada e feita por meia hora várias vezes por semana. Entretanto, é permitida apenas para gestantes sem complicações e sempre com orientação médica.
4. Yoga pré-natal
Se desejar optar por uma atividade guiada, pode-se experimentar também a yoga pré-natal. Esta disciplina traz melhorias físicas, mentais e emocionais, além de combater a retenção de líquidos nos pés.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.