A pele desempenha um importante papel na defesa do organismo contra fungos, vírus, bactérias, entre outros agentes externos que podem prejudicar o corpo. Por isso, manter os cuidados básicos diários é fundamental, não apenas por uma questão estética, mas também de saúde.
No entanto, para manter a pele saudável e protegida, os cuidados devem também acontecer de dentro para hora. Isto significa que, seguir uma dieta equilibrada e dizer adeus aos hábitos alimentares que podem prejudicá-la, deve ser uma prioridade.
Sendo assim, que tal conhecer alguns desses hábitos agora mesmo para riscar de sua rotina a partir de hoje? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Exagerar no consumo de açúcar
Exagerar na quantidade de açúcar consumida tem um impacto no rosto, já que o corpo avisa através da pele sobre os maus hábitos do dia a dia. Isso se traduz em um tom branco acinzentado.
É possível observar também uma espécie de emagrecimento da derme, manchas pustulosas com dor, mais flacidez na região inferior dos olhos e rugas na testa. Além do mais, o açúcar diminui a elasticidade da pele. Esse sintoma é fruto, principalmente, do excesso de produtos processados açucarados.
2. Abusar do glúten
Se você costuma abusar dos alimentos ricos em glúten, e tem manchas na região do queixo, com pigmentação mais escura, e as bochechas vermelhas e inchadas, seu corpo pode estar lhe enviando sinais. Esta é a pele típica que delata um consumo excessivo de glúten.
Por isso, ao notar sintomas como pigmentação escura ou manchas ao redor dos órgãos reprodutores, deve avaliar a hipótese de diminuir o glúten de sua alimentação.
3. Intolerância à lactose
Uma forma de saber se os laticínios não lhe caem bem é através da própria pele e, é claro, do estômago. Os sintomas no rosto que podem apontar uma reação à lactose são: inchaço no queixo, pequenas manchas brancas, círculos escuros debaixo dos olhos e pálpebras inchadas.
Isto é muito comum, já que, com o passar do tempo, diversas pessoas perdem a capacidade de digerir corretamente os alimentos derivados do leite.
A intolerância se manifesta, especialmente, na forma de cravos no queixo. Portanto, para conseguir solucionar isso, é preciso eliminar os laticínios de sua dieta durante uns 20 dias. Desta forma, poderá saber se esta era a razão, e com certeza notará sua pele muito mais saudável.
4. Alimentos gordurosos demais
Alimentos que possuem níveis altos de gordura também podem prejudicar a pele. A gordura está relacionada aos problemas de açúcar no sangue, já que faz com que aumente o nível de gordura no mesmo. Isso faz com que os poros fiquem obstruídos.
Além do mais, a gordura no sangue impede o transporte correto de nutrientes e oxigênio, o que se traduz em uma pele menos brilhante e sem vida.
5. Consumo excessivo de café
A cafeína faz com que você libere adrenalina, que em excesso pode acabar causando sintomas de estresse. Isso certamente é ruim para a saúde da sua pele. Além do mais, a cafeína pode atrapalhar na hora de dormir, o que faz com que se anule a etapa de desintoxicação da pele que acontece durante o sono e colabora para que ela pareça sem brilho.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.