Ter uma boa amiga é muito especial. Significa estabelecer um forte laço de amor e confiança com uma pessoa, e partilhar os momentos de alegria, adversidade, medo e insegurança que mais ninguém conhece.
Entretanto, é preciso estar atenta e sempre analisar seus comportamentos e o quanto eles podem afetar a outra pessoa. Isto porque, existem hábitos cotidianos que, mesmo que você não perceba, podem transformá-la em uma má amiga e fazer com que a relação se torna tóxica.
Por isso, que tal descobrir alguns destes hábitos agora mesmo para começar a analisar? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Críticas constantes
Quando você muitas vezes aponta sua amiga pelo que ela fez, vendo seus fracassos e não suas conquistas, e depois fazendo comentários passivo-agressivos, constitui uma falta grave porque você a julga, minimizando sua autoestima.
2. Codependência emocional
A codependência emocional pode acontecer, por exemplo, quando você se sente sozinha, e para evitar isso, procura gerar em sua amiga uma necessidade da sua presença para que ela passe o máximo de tempo possível ao seu lado. E, se por algum motivo isso não acontece, acaba machucando-a. Portanto, fique atenta o quanto antes.
3. Falta de honestidade
É melhor falar uma verdade que dói do que uma mentira que acalma. Portanto, se você é uma daquelas que omite informações de sua amiga para não a machucar ou obter certa vantagem em caso de acontecimento, então não é uma boa amiga, porque está violando a confiança que lhe foi depositada.
4. Distância e tempo
Quando a amizade é saudável e verdadeira, os quilômetros e o tempo que as separa não são desculpas para abandonar, pois quem quer sempre busca uma maneira de se manter conectada a outra. Portanto, se você esqueceu sua amiga por estas razões, verifique a si mesma.
5. Pressão
Se vocês duas têm ideais ou valores completamente diferentes, e você percebe que é daquelas que não descansa até que sua amiga desista, então está cometendo um erro grave que prejudicará a amizade que construiu com essa pessoa.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.