Os hormônios são vitais porque eles se encarregam de fazer e regular muitas funções específicas no corpo, como o desenvolvimento, a vida sexual, o crescimento, o estado de humor e mais. O sistema endócrino tem oito glândulas no total, responsáveis pela secreção dessas substâncias tão importantes e pela manutenção do equilíbrio do organismo, é por isso que é transcendental manter-se saudável para manter o bem-estar.
Quando os hormônios não estão funcionando corretamente, o desempenho do corpo é afetado, pois alguns processos são paralisados ou retardados. Algumas doenças hormonais comuns são hipotireoidismo, hipertireoidismo, prolactinoma, diabetes, síndrome dos ovários policísticos e síndrome de Turner, entre outras.
Mas como se pode cuidar dos hormônios? Não se trata de cuidar de um ponto específico, mas sim de todo o sistema endócrino, pois alguns maus hábitos podem alterá-lo, como o estresse e os desequilíbrios nos líquidos e eletrólitos no sangue. Hoje apresentamos algumas opções para manter o seu sistema sempre saudável e fortalecido. Não espere até ser tarde para aplicar estas dicas simples que farão a diferença com o passar dos anos.
1. Limpe sua mente
O estresse é um dos fatores que mais influencia o desempenho do corpo, pois pode levar até ao colapso devido à grande tensão, que geralmente vem da pressão mental que se tem e se manifesta no organismo na sua totalidade. É vital relaxar, procurar alternativas nas quais as tensões sejam liberadas, seja através de um passatempo, desporto, passeios ou realizar atividades recreativas.
2. Alimente-se bem
Os endocrinologistas manifestam que o alto consumo de alimentos ultraprocessados, assim como de açúcares e gorduras influencia na conservação das glândulas e, consequentemente, dos hormônios. De acordo com a Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN), no relatório do jornal El Español, é necessário planejar um cardápio balanceado.
3. Exercite-se
É necessário dizer adeus ao sedentarismo, pois o exercício estimula a produção hormonal e gera mudanças metabólicas. De acordo com um estudo publicado na Elsevier, "o exercício produz mudanças no apetite, na quantidade de ingestão de energia, em diferentes hormônios relacionados ao controle de peso, bem como em determinadas respostas neurais".
4. Durma como um bebê
O corpo precisa descansar, recuperar as energias que foram usadas durante o dia, é por isso que, durante a noite, hormônios que regulam o ciclo sono-vigília são liberados, é por isso que muitos especialistas afirmam que o sono é um excelente indicador do estado de saúde das pessoas. Não descansar adequadamente pode desencadear um mau funcionamento de algumas glândulas e afetar o poderoso efeito reparador do sono.