Quando as férias acabam e um novo ciclo escolar chega, o processo de adaptação a uma nova escola nunca é simples, seja uma mudança de instituição escolar ou o primeiro contato com este mundo.
É importante enfatizar a influência dos pais para que este processo seja mais suportável, pois depende muito da atitude e das palavras que são expressas aos pequenos, o que faz uma pequena, mas muito significativa diferença.
Sabemos que a rotina pode ser complicada, depois de ter aproveitado dias de folga onde a companhia de ambos começa a se tornar algo rotineiro, e mudar isso pode ser um trabalho duro, mas não impossível e que, até mesmo, são os próprios pais que expressam seus medos sobre se o seu filho será aceito, conseguirá se adaptar, fará amigos ou se será capaz de enfrentar a mudança.
Lembre-se de que o que você reflete é a atitude que você transmite para seu pequeno, portanto é fundamental sempre manter uma atitude positiva diante dessas mudanças e mostrar-lhes que tudo isso trará coisas boas.
Como ajudar seu filho a se adaptar a uma escola?
Sabemos que as reações e, em geral, as atitudes são cruciais na hora de se aventurar neste processo, mas há outros aspectos que é importante cuidar para que as crianças possam enfrentar esta mudança de uma forma mais leve e agradável.
Aqui estão alguns conselhos fáceis e úteis que você pode usar para ajudar seu pequeno e você neste processo, tornando-o muito mais aceitável para ambos.
É importante destacar que podem existir alguns obstáculos durante essa mudança, por isso, a criança pode apresentar alguns comportamentos como falta de apetite, birras e até mesmo afetar o seu descanso, por isso, acompanhá-los e oferecer carinho é fundamental.
5 dicas úteis para ajudar seu filho a se adaptar à escola
Falar da escola de forma positiva
Esta é a preparação inicial para o seu filho sobre este novo começo, é importante destacar os aspectos positivos da escola, como que conhecerá novos amigos, aprenderá novas coisas e tudo o que a sua nova instituição terá para oferecer. Mostrar-lhe os seus materiais e o seu uniforme também é útil.
Leve-o para conhecer as instalações
Passo um está pronto, embora já tenha falado de forma positiva sobre a nova escola, ainda é algo desconhecido, e muitos ainda tendem a temer mudanças, por isso, na medida do possível, é bom levar seu filho para conhecer as instalações e familiarizar-se com o ambiente ao qual está prestes a chegar.
Objetos de afeto
Um objeto que seja apreciado pela criança pode ser muito útil, seja um brinquedo ou um bichinho de pelúcia, isso o ajudará a se sentir acompanhada durante essa mudança e lhe trará segurança.
Não minta para a criança
É fundamental estabelecer uma relação de confiança com as crianças. Devemos ter em conta que os tempos dos adultos não são vistos da mesma forma pelas crianças, portanto é importante fazer com que elas se sintam seguras de que passarão várias horas na escola, mas isso não representa nenhum perigo.
Escute, entenda os seus sentimentos e conversa com eles
Os pequenos podem sentir angústia e até mesmo abandono ao enfrentarem um novo ambiente cheio de “crianças e pessoas desconhecidas”, por isso sentar-se para ouvir o que eles sentem e o que eles precisam é um valor fundamental, embora este processo seja compreendido com o tempo, é valioso fazer com que saibam que estão sendo apoiados e que no final do seu dia, seus pais estarão lá para recebê-los com amor.