Viver um relacionamento amoroso pode ser algo extraordinário. Significa encontrar entre milhares de pessoas ao redor do mundo alguém para amar incondicionalmente todos os dias, partilhar os altos e baixos da vida e idealizar um futuro.
ANÚNCIO
No entanto, vale lembrar que, para ter um relacionamento saudável, é importante ter um equilíbrio, onde ambas as partes se sentem ouvidas e apoiadas. Agora, quando se torna unilateral, e só você investe tempo e esforço para dar certo, há um problema.
Por isso, que tal descobrir alguns sinais de que isto está acontecendo em seu relacionamento para se sentar e tentar resolver as coisas com seu parceiro hoje mesmo? Confira 6 via portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. É sempre você quem faz concessões e sacrifícios
Os relacionamentos exigem compromissos, e às vezes você pode discordar sobre escolhas como onde sair, o que comer ou em que deseja gastar dinheiro. Entretanto, se o seu parceiro quase sempre consegue o que quer porque é você quem cede ou faz os sacrifícios, isso pode ser um sinal de que seu relacionamento está sendo unilateral.
2. Você está sempre ao lado do seu parceiro, mas não sente a mesma coisa
Festas, comemorações ou qualquer evento que tenha a ver com o ambiente do seu parceiro, você está presente, mas ele sempre está ausente quando chega a sua vez. Se isso acontece frequentemente, pode ser um sinal claro de uma relação unilateral.
3. Você se sente insegura e insuficiente
Você continua tentando o seu melhor, mas sente que o relacionamento não está levando a lugar nenhum. Isso faz com que comece a questionar seu valor e acredite que suas necessidades não são importantes o suficiente. Sua mente também se pergunta por que seu parceiro não está fazendo o mesmo esforço. Isso pode ser um sinal de relacionamento unilateral.
4. Você constantemente dá desculpas para o comportamento dele
Diante dessa “indiferença” ou falta de esforço, você desculpa seu parceiro dizendo que “ele está tendo um dia ruim” ou “passando por uma fase ruim”. Pode parecer um ato de amor justificar continuamente suas ações, mas também pode significar que você está evitando a verdade e sendo muito permissiva.
ANÚNCIO
5. Falta de comunicação
Os problemas de comunicação decorrem, em parte, desta unilateralidade. Quando há problemas, você costuma recorrer à sua melhor amiga para falar sobre suas frustrações ou mesmo quando algo de bom acontece.
Por alguma razão, você sabe que é algo que não pode fazer com seu parceiro, quando não deveria ser assim. Por outro lado, ele também não compartilha quase nada, não importa o que aconteça em sua vida.
Você pode ser boa em ouvir, mas também precisa contar o que está acontecendo e expressar suas emoções. Uma boa comunicação é fundamental para qualquer relação saudável.
6. Desequilíbrio financeiro
Se o seu parceiro perder o emprego ou enfrentar dificuldades financeiras, ele poderá precisar da sua ajuda. Afinal, não há nada de errado nisso, saber que você tem alguém que se importa o suficiente para ajudá-lo em momentos de necessidade é um grande benefício no relacionamento.
Entretanto, tudo muda quando é você quem acaba pagando contas, alimentos, gasolina e férias sem um acordo prévio. Se o seu parceiro não está em uma situação difícil ou não buscou melhorar, e nunca faz nenhum movimento para colaborar, você pode sentir como se estivesse carregando todo o peso, o que é injusto.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.