Todos sabemos que uma infidelidade é algo horrível e doloroso no mais profundo, sendo uma das maiores traições que a pessoa amada pode cometer. No entanto, há um tipo de infidelidade que pode passar despercebida e afetar igualmente, mas em doses pequenas, até se tornar insustentável. Muitos de nós já passamos por isso e até chegamos a cometer.
Dar “curtir” a uma foto “provocativa”, ter uma conversa “inofensiva” mas charmosa com outra pessoa ou fazer um elogio a um amigo com quem desperta certa tensão sexual, podem parecer exagerado, mas estão próximos do que é uma microinfidelidade.
O que são micro infidelidades?
Atos de microinfidelidade são pequenas traições que podem gerar certa irritação, desconfiança no outro e insegurança em si mesmo.
É um termo usado para descrever comportamentos que tradicionalmente não são considerados verdadeira infidelidade, mas que possuem algumas características de infidelidade, como a desonestidade e o segredo em um relacionamento comprometido.
Embora possam parecer pouco importantes ou fáceis de ignorar, eles podem doer e danificar o relacionamento em casal. Compreender completamente as microinfidelidades, como elas são vistas e não desprezá-las pode permitir-lhe detectá-las e ajudá-la a lidar com elas se ocorrerem em seu relacionamento.
Microinfidelidade versus infidelidade
Embora a infidelidade signifique diferentes coisas para diferentes pessoas, os especialistas em relacionamentos geralmente concordam que se refere a qualquer comportamento mantido em segredo ou que induz sentimentos de traição em uma relação em que há compromisso. Normalmente envolve um caso físico.
Por outro lado, as microinfidelidades frequentemente carecem dos componentes sexuais e físicos, o que torna mais difícil detectá-las. Alguns exemplos disso são:
- Enviar mensagens ou enviar mensagens de texto para alguém de forma afetuosa.
- Dar “Curtir” ou publicar um comentário provocativo na página do Instagram/Facebook de alguém.
- Mentir sobre o estado da sua relação online ou pessoalmente.
- Manter um perfil de namoro para ver se você dá match com alguém “melhor” do que seu parceiro principal.
- Dar o seu número de telefone para alguém que você sabe que está interessado em você.
- Fazer todo o possível para parecer atraente e impressionar uma pessoa no trabalho.
- Aceitar ciberneticamente de forma obsessiva alguém que você gosta ou um ex.
- Falar sobre sua vida sexual ou enviar fotos de nudes para outra pessoa.
- Comunicar-se frequentemente com alguém que flerta contigo.
- Tirar o anel de casamento/compromisso antes de sair com amigos.
- Flertar com outras pessoas.
- Manter uma comunicação regular com um antigo amor.
- Procurar conforto e conexão com alguém mais quando houver tensão na sua relação.
Às vezes não nos apercebemos de como as nossas ações afetarão o nosso parceiro. É por isso que é tão importante discutir os limites desde o início da relação e continuar a reavaliar à medida que se avança pelas diferentes etapas da vida.
Isso significa microarmadilhas na sua relação
As microinfidelidades podem ser motivadas por fatores como a baixa autoestima, limites relaxados, má qualidade nas relações e muitos outros. Que isso aconteça diz muito sobre a relação que você tem e por que é melhor sair dali.
Desde uma diminuição do compromisso, monotonia, falta de comunicação e falta de carinho. Se o seu parceiro não for receptivo a como você se sente, não estiver disposto a reconstruir a confiança na relação ou simplesmente não quiser fazer nenhum compromisso, talvez seja o momento de reconsiderar para onde está indo a relação.