Saúde e Bem-estar

Isso é o que você deve fazer para dormir melhor nos dias de muito calor

Desligar todas as luzes e aparelhos, por exemplo, não só diminui a temperatura do cômodo como também ajuda a relaxar para que você durma melhor.

Mulher dormindo
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Nesta reta final do inverno, temos observado os termômetros registrando recordes de altas temperaturas em todo o país. E, esta onda de calor extrema, que não é característica desta época do ano, se deve a uma bolha de ar quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

ANÚNCIO

Portanto, mais do que nunca, é fundamental cuidar da saúde e manter hábitos saudáveis, como evitar a exposição direta ao sol, usar roupas leves, beber muita água e descansar bem. No entanto, este último parece uma missão impossível nos dias quentes.

Contudo, existem soluções interessantes e bastante eficazes que podem ajudar a dormir melhor neste calorzão. Por isso, que tal descobrir algumas agora mesmo? Confira 8 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Beba muita água

Quando faz muito calor, deve-se aumentar o consumo de líquidos, já que as altas temperaturas fazem você transpirar mais e, por isso, se desidrata mais rápido ainda que não faça exercícios.

Se estiver ‘úmida’ por dentro e não sentir sede, é provável que durma melhor. Igualmente é aconselhável deixar um copo ou garrafa com água na mesa ao lado da cama caso de madrugada precise beber.

2. Mantenha o quarto refrigerado

Não é necessário transformar o quarto em um congelador, mas, pelo menos, tente não deixar que a temperatura neste ambiente seja menor que os 26ºC.

Se não tiver ar condicionado, há maneiras criativas de refrigerar o quarto, como, por exemplo, ligar o ventilador e colocar um recipiente com cubos de gelo na frente.

ANÚNCIO

É aconselhável também não abrir as cortinas e as janelas durante o dia e só fazer isso de madrugada ou nas primeiras horas da manhã.

3. Jante alimentos leves

É importante ingerir pouca quantidade de alimentos se deseja conciliar o sono mais facilmente. Opte por frutas frescas, iogurtes, sorvetes, sucos e vitaminas ao ir para a cama.

Evite as refeições pesadas, muito picantes ou condimentadas. Também não é bom consumir café ou refrigerantes com cafeína, já que ativa o organismo. E cuidado com o consumo de álcool!

4. Não pratique exercícios a tarde

A atividade física é necessária em todo momento do ano, mas durante os dias quentes é preciso ter em conta a hora adequada para se exercitar. Se for sair para correr, andar de bicicleta ou ir à academia, é melhor que isso aconteça pela manhã. Se não puder, espere até a última hora da noite. É aconselhável que, pelo menos, passem 3 a 4 horas para ir dormir.

5. Escolha roupas adequadas

Dormir nua não é totalmente uma boa ideia. Isto porque a temperatura corporal cai de madrugada e no outro dia você pode acordar com resfriado ou dores musculares. Por isso, é preciso escolher um pijama leve (se possível de algodão).

Também é importante prestar atenção nos lençóis e almofadas, porque em muitos casos geram calor ou fazem transpirar ainda mais. O melhor é algodão, sempre.

É aconselhável também que você durma sozinha ou nas laterais da cama caso tenha alguém, ou que considere a possibilidade de jogar um colchonete no chão ou um saco de dormir.

6. Tome duchas mornas

Tomar uma ducha antes de deitar pode ser uma ótima dica para dormir melhor. No entanto, opte pela água morna ao invés da fria para que o organismo não sofre tanto a diferença de temperatura e comece a transpirar assim que você acabar de sair do banho.

7. Desligue as luzes e aparelhos

Desligar todas as luzes e aparelhos não só diminui a temperatura do cômodo como também ajuda a relaxar para que você durma melhor. Os aparelhos eletrônicos também não devem ficar em modo de espera ou standby, já que com isso continuam emanando calor e gastando energia.

8. Faça compressas

Pouco antes de ir dormir, molhe alguns panos com água morna e aplique nas regiões sensíveis ao calor, como, por exemplo, nuca, rosto ou axilas. Isto proporciona alívio em poucos instantes, pois o frio desencadeará um processo denominado vasoconstrição, que diminuirá a temperatura.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/20/5-dicas-simples-de-como-cuidar-da-saude-do-seu-cachorro-durante-o-calor-extremo/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/19/6-tipos-de-alimentos-que-voce-deve-evitar-consumir-em-sua-dieta-diaria-para-controlar-a-acne/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias